Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Premiado pela transparência na gestão pública, Pedro Aelton encerra seu terceiro mandato

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Este sábado, dia 31, marca o final da terceira passagem de Pedro Aelton Wermann (PTB) pelo comando de Bom Retiro do Sul. Em entrevista ao Giro do Vale ele destaca os desafios enfrentados, as metas batidas, faz agradecimentos e fala sobre o seu futuro.

Wermann considera essa sua passagem pela prefeitura como a mais desafiadora dentro da vida pública. Além do problema de saúde que teve, e lhe fez ficar afastado por um longo tempo do gabinete, ele tinha mais desafios. “Um dos maiores desafios neste mandato era fazer mais do que nas outras passagens pela prefeitura”, frisou.

Para ele, sua equipe de trabalho conseguiu superar as metas. “O trabalho da equipe de governo possibilitou que superássemos as metas através da busca incessante pelo aumento da arrecadação através de recursos externos, tanto de emendas parlamentares, como através do cadastramento de projetos junto ao Estado e a União”.

Ele frisa que a participação dos partidos políticos que compunham sua coligação, também foi fundamental para a administração. “As lideranças políticas sempre buscaram o contato com deputados que foram muito parceiros nossos encaminhando emendas parlamentares e auxiliando na liberação dos recursos necessários para que pudéssemos pôr em prática as demandas de nossa comunidade.

Essa busca por recursos externos ajudou a superar as receitas previstas, e possibilitou ao município manter serviços que muitas vezes poderiam vir a ser prejudicados pelo atraso de repasses das esferas superiores, que já não eram baixos.

Transparência

Um dos destaques de sua gestão está no quesito transparência. No ano de 2015, Pedro Aelton recebeu o Prêmio Mendes Ribeiro Filho de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Associação dos Diários do Interior. Bom Retiro do Sul destacou-se, e ficou entre os 16 melhores do RS, e entre os 100 do país a receberem tal premiação que levou em conta o acesso a informação dentro das prefeituras através dos mecanismos disponibilizados, como o site, por exemplo.

Resgate da credibilidade

Wermann classificou como maior desafio desta gestão o resgate da credibilidade. “Assumimos com uma grade dívida e tivemos que recuperar o crédito com o comércio e com instituições que prestavam serviço para nossa população. Uma cidade sem credibilidade não consegue atrair investimentos, não consegue dar o melhor para a população. E nós conseguimos colocar Bom Retiro do Sul novamente no cenário do desenvolvimento através dessa recuperação conquistada graças ao trabalho e dedicação de toda a equipe”.

Cinco destaques

Questionado para nos falar sobre cinco destaques principais neste período em que esteve pela terceira vez como prefeito, Pedro Aelton começou falando dos investimentos na área da saúde e conquistas como novos veículos, o fim das filas no Posto de Saúde, implantação do primeiro Estratégia de Saúde da Família (ESF), contratação de mais médicos, e a manutenção e ampliação de convênios com o Hospital de Caridade Sant’Ana que possibilitaram dar uma melhor qualidade de vida para a população.

O prefeito também ressaltou a arrecadação de investimentos através da obtenção de recursos das iniciativas pública – Estado e União – e privada, através da atração de novas empresas para o município, o que segundo ele irá auxiliar no aumento da arrecadação e colocar Bom Retiro do Sul em outro patamar financeiro nos próximos anos.

Ele ainda destacou o trabalho realizado em infraestrutura com a pavimentação de ruas, recuperação e manutenção de estradas e obras de canalização. Outro destaque segundo ele está na área da educação, onde foram reformadas e ampliadas escolas, conquistada e iniciada a obra de uma escola de 12 salas na divisa entre os bairros Laranjeiras e São João, renovação da frota escolar e implantação do turno integral. Ele fechou os destaques citando as finanças em dia.

Como foi ter sido prefeito?

Sobre ser prefeito de Bom Retiro do Sul, ele diz só ter a agradecer. “É uma honra ter sido prefeito dessa cidade, e contar com o apoio da população. Tentamos e fizemos o melhor possível pela nossa comunidade. Só tenho a agradecer a nossa gente, e a todos que estiveram trabalhando ao meu lado durante esse período”.

O futuro

Perguntado sobre o seu futuro, Pedro Aelton Wermann diz que agora irá aproveitar para descansar, e passar mais tempo junto da família. Por fim ele encerrou com a frase “o futuro a Deus pertence”, quando perguntado sobre sua sequência na política.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também