Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

SMEC de Bom Retiro do Sul irá buscar aproximação com as escolas

A equipe da Secretaria da Educação e Cultura é formada por nove profissionais. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

A equipe da Secretaria da Educação e Cultura é formada por nove profissionais. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Cristiane de Souza, conhecida como Tiane, é a nova secretária da Educação e Cultura de Bom Retiro do Sul. Junto dela, uma equipe de outros oito profissionais, a maioria como ela, funcionários de carreira. A secretária conta que o período de transição foi tranquilo e que toda sua equipe teve acesso às informações necessárias para dar início ao novo sistema de trabalho.

Os primeiros passos na SMEC foram organizar as férias dos funcionários da Educação, observando quantos dias cada um deles teria direito e, junto disso, a volta das Creches e Escolas de Educação Infantil. Para esse trabalho realizado durante o período em que a maioria dos funcionários está em férias, Tiane coloca que pode contar com o apoio de muitos servidores para que desse certo. Além disso, a equipe teve que fazer o planejamento do quadro funcional, considerando quantos profissionais serão necessários para a demanda de 2017, abrindo o processo seletivo para contratos. O Projeto de Lei que prevê as contratações necessárias para dar início ao ano letivo foi aprovado na terça-feira, dia 10, pelos vereadores.

Pensamento da equipe

A equipe de Tiane é formada pela coordenadora de Cultura, Aline Ferreira, pelos coordenadores de Secretaria, Adroaldo Conte e Fernando Faller Velho, pelas coordenadoras de Escola Giseli Von Muhlen, Giovana Elisabete Pereira e Maria Jussara de Souza Brandão, pela agente administrativa Marisa Elisabete da Silva e pela coordenadora do Programa de Nutrição e Alimentação Cintia Carolini da Rocha Eckardt.

De acordo com Tiane, com exceção de Adroaldo, todos são ou já foram funcionários de carreira do Município, o que faz trazer consigo uma bagagem grande de informações e ter a ciência exata dos maiores anseios dos funcionários da Educação. Com isso, a secretária conta que a principal meta do trabalho da SMEC vai ser buscar a aproximação com as escolas, fazendo um trabalho conjunto na busca pelo melhor aprendizado das crianças e adolescentes.

A secretária afirma que, até hoje, para os funcionários, a sensação é que a SMEC está distante do que ocorre no dia-a-dia das escolas. Unir a Secretaria a esse cotidiano, para ela, é a melhor maneira de se alcançar os objetivos desejados. Tiane disse que cada um dos coordenadores, dentro da sua área de atuação, está organizando projetos para levar às escolas o trabalho realizado pela Secretaria. Seja com Aline realizando projetos para discutir a cultura do Município com os professores e alunos; com Fernando buscando auxiliar os professores com a parte dos sistemas, e até mesmo com Cintia, analisando a opinião das merendeiras. Quanto a isso, a secretária fala que as funcionárias das creches em funcionamento já estão bastante satisfeitas com o trabalho da nova responsável pelo cardápio, que tem servido frutas diferentes às crianças como pêssego, melancia e manga.

A secretária responde pela pasta com mais funcionários dentro da Administração; são mais de 270 profissionais. Ela acredita que por ser funcionária de carreira há quase 20 anos dentro do Município – trabalhando em sala de aula, na coordenação da SMEC e na direção de duas escolas- conhece a realidade tanto de quem trabalha pela Educação, como dos pais e dos alunos. De acordo com ela, isso, junto do empenho e conhecimento de toda sua equipe, dão a ela a certeza de que o trabalho em frente a Secretaria de Educação e Cultura será árduo, mas satisfatório.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também