Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Vereador solicita instalação de dispositivos para alimentar cães de rua em Bom Retiro do Sul

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O vereador Filipe Turatti (PT) propôs na sessão do Legislativo de Bom Retiro do Sul nesta semana, que a administração municipal instale ‘totens’ que sirvam de comedouros e bebedouros comunitários para os cães que vivem nas ruas e praças do Município.

No dia 11 de janeiro um grupo de pessoas, engajadas ao amparo e cuidado dos animais de rua, reuniu-se no auditório do Centro Administrativo Municipal para discutir o assunto, e a partir desse encontro surgiu a intenção do petista em solicitar tal medida da municipalidade.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo

Filipe Turatti (PT) foi o autor da proposta. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale / Arquivo)

O vereador explica que a colocação dos “totens” evitará que os animais abandonados passem ainda mais necessidade, a manutenção dos mesmos não tem custo alto, e desta forma facilita também o trabalho das pessoas que desejam ajudar com ração e água.

Turatti ainda destacou a importância da criação da associação em prol dos animais abandonados. “Estamos na busca de ideias, há muitos projetos que podem ser desenvolvidos como a castração, o desenvolvimento de ações para conscientização, feiras de adoção a manutenção dos totens que vão facilitar o trato dos animais e não permitir que a ração seja desperdiçada com as chuvas. Precisamos de todos, de união, de persistência, para manter a causa e desenvolver o projeto”.

Cautela nos investimentos

Silvio Portz (PMDB) mostrou-se cauteloso quanto à causa. “Apoio o cuidado aos animais, participei da reunião, mas sou contra o uso de dinheiro público na causa, se há particulares que vão bancar, tudo bem, mas enquanto faltar assistência a uma criança ou a um idoso por parte do município, que faltarem recursos na saúde ou na educação eu sou contra o Município investir. O Valor investido numa cirurgia para um animal beira os valores utilizados num procedimento para uma pessoa e, temos pessoas que precisam. Quanto a questão do canil, eu sou contra, pois considero o canil uma prisão sem volta para os animais”, colocou Silvio.

 

AI Câmara de Vereadores

Compartilhe:

Comentários

  • Anônimo
    18 janeiro, 2017

    Bom retiro ta muito bem mesmo pra fazer isso as calçadas não da nem pra caminhar ai vão pensa em cachorro tem tantas outras coisas pra ser feitas

    • Anônimo
      19 janeiro, 2017

      A que ponto chegamos.
      Tanta coisa pra se preocupar, vão se preocupar com cães de rua.
      Não esta errado, mas não acho que seja o momento para isso.

  • Adel
    18 janeiro, 2017

    Caes de rua mesmo, sao pouquissimos; se pesquisarem bem, muitos tem dono, so que estes sao negligentes.

  • Lucas Silva
    19 janeiro, 2017

    Falar pro Sr. Vereador Silvio Portz que ninguem vem de fora pra abandonar os animais aqui. Sao daqui as pessoas que abandonam!!!! Ou agora um animail vai ter que pagar imposto pra ser considerado cidadao bonretirense??? Apenas para receber UM minimo de respeito???? E a saúde pública, não convém usar o dinheiro??? Dai vem me dizer que e contra o canil, mas e a favor dos animais passar fome e sede nesses dias de 40 graus.

  • Anonimo
    19 janeiro, 2017

    Prabens pela iniciativa!!

  • andre
    19 janeiro, 2017

    Parabens pela iniciativa

  • Margarida
    20 janeiro, 2017

    Parabéns Vereador Turatti, pela iniciativa. Precisamos pagar para os marginais nas cadeias terem alimentação e suas famílias também, muitas delas recebem um salário maior que trabalhadores honestos. Esse é o nosso Brasil. Porque não podemos olhar para o bem estar dos animais? É somente a colocação de comedouros. A ração e a água a população poderia se unir e cuidar , cada bairro poderia fazer um rodízio, se podemos ajudar as sustentar os que entram na tua casa para roubar ou matar?? podemos ajudar os melhores amigos do homem. Os animais.

  • Anonimo
    23 janeiro, 2017

    Quero ver quem vai se responsabilizar pro trocar a água desses totens, não dou meio ano pra virar criadouro de mosquito da dengue… Brasil caminhando pro buraco a passos largos

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também