Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

Febre amarela: trabalho de prevenção inicia dia 23 em Bom Retiro do Sul

Foco da prevenção será no interior, já que a zona urbana não é afetada pelo mosquito silvestre, causador da doença.

Equipe de prevenção inicia os trabalhos ainda neste mês. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Equipe de prevenção inicia os trabalhos ainda neste mês. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Na última terça-feira, dia 14, ocorreu em Bom Retiro do Sul um encontro com a presença do secretário da Saúde Adilson Martins, parte das agentes de saúde, e a equipe de enfermagem do município. O objetivo foi traçar um plano de trabalho para a prevenção contra a febre amarela.

A Secretaria da Saúde vai realizar um levantamento da situação vacinal da febre amarela dos bom-retirenses que moram na área rural. Serão disponibilizados profissionais da área da saúde para montarem uma pequena Unidade em um ponto de cada comunidade. Enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem irão analisar as carteiras de vacina, e posteriormente fazerem as vacinas que cada morador necessita.

A enfermeira Tânia Linck destaca que a febre amarela atinge, somente, a área rural do município, visto que o mosquito é silvestre e não migra para a zona urbana. Por isso, ela coloca que os moradores dos bairros de Bom Retiro do Sul podem ficar tranquilos quanto a doença.

O secretário da Saúde, Adilson Martins, pede para que, nas datas agendadas, todas as pessoas da localidade se dirijam até o local (idosos, adultos, jovens e crianças). Deverão portar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Durante três dias, a Secretaria se organizará de modo que todas as localidades recebam o atendimento comunitário. Martins ainda destaca que a preocupação do poder público, em levar a prevenção até as pessoas, é fundamental para garantir êxito no trabalho.

Cronograma de visitas

No dia 23 de fevereiro, quinta-feira, das 8h às 11h, a equipe vai atender a comunidade do Faxinal do Silva Jorge, na Comunidade São Francisco. No sábado, dia 25, das 8h às 12h o atendimento vai ser novamente voltado ao Faxinal, mas dessa vez atendendo no Salão de Nossa Senhora de Fátima. O Faxinal João da Costa será atendido também no dia 25 de fevereiro, no período da tarde, das 13h às 17h, na Escola Alberto Pasqualini.

Na quinta-feira, dia 2 de março, das 8h às 10h, o atendimento será a Comunidade da Fazenda Espanhola, com atendimento no Ginásio da Beira do Rio. No período da tarde, do dia 2, das 13hs às 15hs, o atendimento será na Barra do Silva Jorge, no salão da Comunidade da Barra.

 

AI Prefeitura

Comentários

  1. Karla cristiana wermann disse:

    E a localidade de Cruz das Almas?

  2. soraya ribeiro disse:

    Não esqueçam de falar que não é o bugio que trasmite a doença.

Publicidade

Últimas Notícias

Material estava em tonéis, e foi levado em ação que durou cerca de 5 minutos.

O suspeito, que já foi três vezes preso por furto em pouco mais de um mês, estava no interior do carro.

Veículo estava abandonado em uma rua do Bairro Pinheiros.

Decisões no mês de agosto fazem comissão técnica pensar em preservar jogadores importantes.