Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Febre amarela: trabalho de prevenção inicia dia 23 em Bom Retiro do Sul

Equipe de prevenção inicia os trabalhos ainda neste mês. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Equipe de prevenção inicia os trabalhos ainda neste mês. (Foto: Lautenir Azevedo Junior / Divulgação)

Na última terça-feira, dia 14, ocorreu em Bom Retiro do Sul um encontro com a presença do secretário da Saúde Adilson Martins, parte das agentes de saúde, e a equipe de enfermagem do município. O objetivo foi traçar um plano de trabalho para a prevenção contra a febre amarela.

A Secretaria da Saúde vai realizar um levantamento da situação vacinal da febre amarela dos bom-retirenses que moram na área rural. Serão disponibilizados profissionais da área da saúde para montarem uma pequena Unidade em um ponto de cada comunidade. Enfermeiros, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem irão analisar as carteiras de vacina, e posteriormente fazerem as vacinas que cada morador necessita.

A enfermeira Tânia Linck destaca que a febre amarela atinge, somente, a área rural do município, visto que o mosquito é silvestre e não migra para a zona urbana. Por isso, ela coloca que os moradores dos bairros de Bom Retiro do Sul podem ficar tranquilos quanto a doença.

O secretário da Saúde, Adilson Martins, pede para que, nas datas agendadas, todas as pessoas da localidade se dirijam até o local (idosos, adultos, jovens e crianças). Deverão portar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço e carteira de vacinação. Durante três dias, a Secretaria se organizará de modo que todas as localidades recebam o atendimento comunitário. Martins ainda destaca que a preocupação do poder público, em levar a prevenção até as pessoas, é fundamental para garantir êxito no trabalho.

Cronograma de visitas

No dia 23 de fevereiro, quinta-feira, das 8h às 11h, a equipe vai atender a comunidade do Faxinal do Silva Jorge, na Comunidade São Francisco. No sábado, dia 25, das 8h às 12h o atendimento vai ser novamente voltado ao Faxinal, mas dessa vez atendendo no Salão de Nossa Senhora de Fátima. O Faxinal João da Costa será atendido também no dia 25 de fevereiro, no período da tarde, das 13h às 17h, na Escola Alberto Pasqualini.

Na quinta-feira, dia 2 de março, das 8h às 10h, o atendimento será a Comunidade da Fazenda Espanhola, com atendimento no Ginásio da Beira do Rio. No período da tarde, do dia 2, das 13hs às 15hs, o atendimento será na Barra do Silva Jorge, no salão da Comunidade da Barra.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Comentários

  • Karla cristiana wermann
    16 fevereiro, 2017

    E a localidade de Cruz das Almas?

  • soraya ribeiro
    3 março, 2017

    Não esqueçam de falar que não é o bugio que trasmite a doença.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também