Giro do Vale / Destaque / Internacional / Tecnologia

Ciberataque em larga escala atinge empresas de pelo menos 74 países

No Brasil, ataque provocou desligamento dos sistemas do INSS.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Empresas de pelo menos 74 países foram alvos de ciberataques “em larga escala” nesta sexta-feira, segundo informações da empresa de segurança Kaspersky Lab, da Rússia. No Brasil, os ataques fizeram com que várias empresas e órgãos públicos tirassem sites do ar e desligassem sistemas por medida de prevenção.

De acordo com o portal G1, os hackers usam “vírus de resgate” – que inutilizam os sistemas – e pedem uma “recompensa” em dinheiro. Neste ataque, seriam pedidos entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins (moeda virtual).

A Kaspersky Lab detectou 45 mil ataques em todo o mundo. Conforme a empresa, a maior parte dos casos foi registrada na Rússia.

Em Brasília, os sistemas eletrônicos e de internet do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram desligados. A medida provocou a suspensão dos serviços nas agências do órgão em todo o país.

Ao G1, o INSS confirmou o desligamento “após indícios de cyber ataques na rede mundial de computadores”. Segundo o instituto, os atendimentos marcados para esta data serão reagendados.

 

Rádio Gaúcha

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Corpo de Jeferson de Lima Antoni, 17 anos, estava caído em via pública no bairro Planalto

O menor infrator foi localizado pelos policiais na praça de alimentação do Shopping Lajeado

O fogo teria iniciado após a explosão de um botijão de gás, na cobertura

Condutor de um Fox trafegava pela Avenida Benjamim Constant. Nas imediações da Unimed, bateu em um Onix estacionado e tombou