Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Começa a obra de pavimentação da ERS-129, em Arroio do Ouro, Estrela

Prefeito Mallmann e Olivar Basso assinam Ordem. (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

Prefeito Mallmann e Olivar Basso assinam Ordem. (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

Um ato realizado na manhã desta quarta-feira, dia 30, no Salão Nobre da Prefeitura, marcou a assinatura da Ordem de Início de Serviço da primeira etapa da pavimentação da ERS-129, em Arroio do Ouro. O encontro firmou o contrato entre Prefeitura e a empresa Conpasul Construção e Serviços, vencedora da concorrência, dando o aval para o início das obras e à concretização de um antigo sonho da comunidade local, também de motoristas que utilizam o trecho diariamente em deslocamento pessoal ou profissional. Pouco depois da assinatura, máquinas já estavam na pista e a partir desta terça-feira operários devem executar as primeiras obras.      ‘

A ERS-129 faz a ligação entre Estrela e Bom Retiro do Sul, e é uma das principais vias de escoamento da produção daquela região. O asfalto é uma reivindicação de mais de 30 anos. A obra compreende a pavimentação, drenagem e sinalização num trecho de 3.280 metros, compreendido entre a Rua Júlio de Castilhos e a estrada que dá acesso ao Distrito de Delfina. Será asfaltado em três etapas. Conforme a licitação, o prazo para a execução de cada lote será de três meses, contados da emissão da Ordem de Início de Serviço. O investimento do Governo de Estrela nesta obra é de R$ 3,436 milhões. Para possibilitar o asfaltamento, o município firmou convênio com o Governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes, que autorizou a pavimentação.

Máquinas já estão na pista para asfaltamento do primeiro trecho. (Foto Divulgação / Conpasul)

Máquinas já estão na pista para asfaltamento do primeiro trecho. (Foto Divulgação / Conpasul)

O ato contou com a presença do prefeito de Estrela, Rafael Mallmann; do vice Valmor Griebeler; de Olivar Basso, sócio-administrador da Conpasul; do presidente da Câmara Municipal, Ernani de Castro; do Presidente da Cacis, Pedro Barth; além de vereadores, secretários municipais, demais autoridades, moradores e líderes da Comunidade de Arroio do Ouro. Entre eles estava Sandra Weber. A agricultora mora há 22 anos no local, mas sabe que a luta é mais antiga. “A gente fica feliz por nós e também pelos que não puderam ver isso se tornar realidade. Hoje, quando passei e vi as estacas no chão, nem acreditei. Adeus pó”, disse ela, sem esconder a felicidade.

Mallmann destacou o quanto foi necessário lutar para que a obra enfim saísse do papel. “Foram muitos empecilhos superados. Foi preciso o empenho de muita gente, dos mais diversos setores municipais e políticos, muito esforço e negociação para que estivéssemos aqui hoje, neste momento tão importante.” Castro e Griebeler destacaram a importância da obra não somente para a comunidade local, mas para todo o município e região. “Todos ganham. Mais uma grande conquista de nossa Administração. E como é bom vermos que teremos no comando desta obra uma empresa também nossa e tão respeitada como a Conpasul”, avaliou o vice-prefeito. “E faremos o máximo para entregarmos a melhor rodovia possível para uma comunidade que tanto batalhou por isto. Obrigado pela confiança”, ressaltou Basso. “A comunidade de Arroio do Ouro vai voltar a se valorizar muito nos mais diversos setores”, finalizou Barth. Se as condições climáticas colaborarem a previsão é de que o primeiro trecho seja entregue em até dois meses.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também