Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio tenta garantir vaga nas oitavas contra Iquique

Um empate contra time chileno já é suficiente.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Vale a classificação para as oitavas de final da Libertadores da América. O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira em Calama, no Chile, para enfrentar o Deportes Iquique, pelo Grupo 8, necessitando de apenas um empate para avançar na competição. A partida, que será disputada no estádio Zorros del Desierto, começa às 19h30 (horário de Brasília).

Mas o Tricolor tem, na altitude de 2,4 mil metros da cidade chilena, objetivos maiores do que somar o ponto único que lhe garantiria a vaga. Uma vitória manteria a equipe entre as melhores campanhas da fase de grupos e encaminharia o primeiro lugar da chave, por isso é considerada fundamental na projeção das fases seguintes.

“Um empate nos classifica, mas uma vitória nos coloca em uma posição muito boa na classificação geral, que é importante”, afirma o vice de futebol do Grêmio, Odorico Roman. Na projeção, se somar os três pontos hoje e depois derrotar o Zamora, na Arena, pela última rodada, o Tricolor certamente terá uma das três melhores campanhas.

“Aqui é difícil de jogar, tem altitude e o clima é seco. Mas estamos nos adaptando nos treinamentos”, disse o atacante Lucas Barrios. Ele tem propriedade para falar. O argentino naturalizado paraguaio atuou em três equipes chilenas: Temuco, Cobreloa e Colo-Colo. Ontem, Renato Portaluppi comandou um treino no local da partida. “Me sinto bem aqui porque conheço o povo chileno, joguei muito tempo no Chile. É como se fosse a minha casa”, destaca Barrios.

O centroavante cavou um lugar no time com as últimas atuações. Contra o Guaraní, na semana passada, marcou três gols na goleada por 4 a 1. “Eu sempre prometo trabalho e força de vontade, os gols surgem como consequência. Cada dia estou conhecendo melhor meus companheiros, isso facilita também, não só no jogo, mas na adaptação ao clube. O momento é bom, tem que aproveitar, a confiança aumentou”, acrescenta.

Renato mantém o mistério quantos aos substitutos de Maicon e Bolaños. A tendência é que Michel e Fernandinho iniciem entre os titulares. O volante cumpriu suspensão na rodada passada e agora pode ganhar nova oportunidade. “Se eu for o escolhido, estarei preparado. O jogador, quando chega ao clube, tem a meta de jogar sempre. Eu me preparo a cada dia, estou buscando meu espaço e ganhando a confiança do treinador”, avalia Michel.

“O que não pode faltar amanhã é vontade. O Deportes Iquique só pode pensar na vitória para seguir vivo na Libertadores. Estão confiantes, ganharam as duas últimas”, encerrou o volante. A opção por Fernandinho, se confirmada, é para dar mais velocidade à equipe. A outra opção é Arthur, que possui outras características.

Copa Libertadores – fase de grupos

Deportes Iquique

R. Naranjo; Hernán López, M. Zenteno, Tómas Charles e Misael Dávila; Rafael Caroca, Mathias Riquero, Misael Cubillos e Bustamante; Diego Torres e Álvaro Ramos. Técnico: Jaime Vera.

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Ramiro, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Germán Delfino (ARG).

Local: Iquique.

Início: 19h30min.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Foto: Lucas George Wendt / Divulgação

Evento será no teatro da instituição às 18h

Fotos: Divulgação / PRF

Acidente entre três caminhões ocorreu no KM 254 da rodovia.

Foto: Divulgação

Acordo entre líderes aprovou destaque do PPS para adiar o prazo.

Foto: Reprodução / WhatsApp

As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas.