Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio tenta garantir vaga nas oitavas contra Iquique

Um empate contra time chileno já é suficiente.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

Vale a classificação para as oitavas de final da Libertadores da América. O Grêmio entra em campo nesta quarta-feira em Calama, no Chile, para enfrentar o Deportes Iquique, pelo Grupo 8, necessitando de apenas um empate para avançar na competição. A partida, que será disputada no estádio Zorros del Desierto, começa às 19h30 (horário de Brasília).

Mas o Tricolor tem, na altitude de 2,4 mil metros da cidade chilena, objetivos maiores do que somar o ponto único que lhe garantiria a vaga. Uma vitória manteria a equipe entre as melhores campanhas da fase de grupos e encaminharia o primeiro lugar da chave, por isso é considerada fundamental na projeção das fases seguintes.

“Um empate nos classifica, mas uma vitória nos coloca em uma posição muito boa na classificação geral, que é importante”, afirma o vice de futebol do Grêmio, Odorico Roman. Na projeção, se somar os três pontos hoje e depois derrotar o Zamora, na Arena, pela última rodada, o Tricolor certamente terá uma das três melhores campanhas.

“Aqui é difícil de jogar, tem altitude e o clima é seco. Mas estamos nos adaptando nos treinamentos”, disse o atacante Lucas Barrios. Ele tem propriedade para falar. O argentino naturalizado paraguaio atuou em três equipes chilenas: Temuco, Cobreloa e Colo-Colo. Ontem, Renato Portaluppi comandou um treino no local da partida. “Me sinto bem aqui porque conheço o povo chileno, joguei muito tempo no Chile. É como se fosse a minha casa”, destaca Barrios.

O centroavante cavou um lugar no time com as últimas atuações. Contra o Guaraní, na semana passada, marcou três gols na goleada por 4 a 1. “Eu sempre prometo trabalho e força de vontade, os gols surgem como consequência. Cada dia estou conhecendo melhor meus companheiros, isso facilita também, não só no jogo, mas na adaptação ao clube. O momento é bom, tem que aproveitar, a confiança aumentou”, acrescenta.

Renato mantém o mistério quantos aos substitutos de Maicon e Bolaños. A tendência é que Michel e Fernandinho iniciem entre os titulares. O volante cumpriu suspensão na rodada passada e agora pode ganhar nova oportunidade. “Se eu for o escolhido, estarei preparado. O jogador, quando chega ao clube, tem a meta de jogar sempre. Eu me preparo a cada dia, estou buscando meu espaço e ganhando a confiança do treinador”, avalia Michel.

“O que não pode faltar amanhã é vontade. O Deportes Iquique só pode pensar na vitória para seguir vivo na Libertadores. Estão confiantes, ganharam as duas últimas”, encerrou o volante. A opção por Fernandinho, se confirmada, é para dar mais velocidade à equipe. A outra opção é Arthur, que possui outras características.

Copa Libertadores – fase de grupos

Deportes Iquique

R. Naranjo; Hernán López, M. Zenteno, Tómas Charles e Misael Dávila; Rafael Caroca, Mathias Riquero, Misael Cubillos e Bustamante; Diego Torres e Álvaro Ramos. Técnico: Jaime Vera.

Grêmio

Marcelo Grohe; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel, Ramiro, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Germán Delfino (ARG).

Local: Iquique.

Início: 19h30min.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Passo do Sobrado, também no Vale do Rio Pardo, foi outra cidade com registro de destelhamento de casas.

Outra pessoa morreu de overdose, antes do desabamento da estrutura.

Time colorado joga pelo empate fora de casa nesta primeira fase.

Uma terceira vítima foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morte.