Giro do Vale / Destaque / País / Política

Lula lidera em diferentes cenários para 2018, aponta Datafolha

Petista manteve cerca de 30% das intenções de voto em diferentes cenários.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Levantamento do Datafolha divulgado nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da pesquisa de intenção de votos para a presidência da República, no ano que vem. O petista aparece seguido de Marina Silva (Rede) e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC).

Lula lidera em todos os cenários projetados nos quais disputa, oscilando entre 29% e 30% dos eleitores consultados. Bolsonaro tem uma variação um pouco maior nas intenções e aparece tecnicamente empatado com Marina. Ambos ficam com cerca de 15% na maioria dos cenários. Marina, porém, cresce e lidera quando Lula não está na disputa, segundo o Datafolha.

O ex-presidente também vence em três das cinco simulações de segundo turno realizadas, contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) – 45 a 32; o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) – 45 a 34; e Bolsonaro – 45 a 32. Lula empata com Marina – 40 a 40; e aparece atrás do juiz Serio Moro (sem partido) – 42 a 44. Nas simulações sem o petista, Marina vence Bolsonaro – 49 a 27; Alckmin derrota Ciro Gomes – 34 a 31; e Ciro vence Doria – 34 a 32.

Lula também tem maior rejeição

Apesar da liderança, Lula tem a maior rejeição entre os eventuais candidatos citados: 46%. Em seguida, aparece o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com 34%. Bolsonaro tem 30% de rejeição. O juiz Sergio Moro apresenta rejeição de 22% e o prefeito paulistano, João Doria, ficou com 20% de rejeição. O instituto não incluiu o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) nesta sondagem).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho deste ano e ouviu 2.771 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de dois pntos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Ele foi detido por uma guarnição da Brigada Militar (BM) na Estação Rodoviária, no Florestal, onde aguardava um ônibus.

Condutor do veículo que atropelou a vítima, deixou o local sem prestar socorro.

Tempo fica instável, mas sol aparece com nuvens em várias cidades.

Com decisão, ex-presidente seguirá preso para cumprir condenação no caso do triplex.