Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lula lidera em diferentes cenários para 2018, aponta Datafolha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Levantamento do Datafolha divulgado nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S.Paulo mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na liderança da pesquisa de intenção de votos para a presidência da República, no ano que vem. O petista aparece seguido de Marina Silva (Rede) e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC).

Lula lidera em todos os cenários projetados nos quais disputa, oscilando entre 29% e 30% dos eleitores consultados. Bolsonaro tem uma variação um pouco maior nas intenções e aparece tecnicamente empatado com Marina. Ambos ficam com cerca de 15% na maioria dos cenários. Marina, porém, cresce e lidera quando Lula não está na disputa, segundo o Datafolha.

O ex-presidente também vence em três das cinco simulações de segundo turno realizadas, contra o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) – 45 a 32; o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) – 45 a 34; e Bolsonaro – 45 a 32. Lula empata com Marina – 40 a 40; e aparece atrás do juiz Serio Moro (sem partido) – 42 a 44. Nas simulações sem o petista, Marina vence Bolsonaro – 49 a 27; Alckmin derrota Ciro Gomes – 34 a 31; e Ciro vence Doria – 34 a 32.

Lula também tem maior rejeição

Apesar da liderança, Lula tem a maior rejeição entre os eventuais candidatos citados: 46%. Em seguida, aparece o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com 34%. Bolsonaro tem 30% de rejeição. O juiz Sergio Moro apresenta rejeição de 22% e o prefeito paulistano, João Doria, ficou com 20% de rejeição. O instituto não incluiu o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB) nesta sondagem).

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de junho deste ano e ouviu 2.771 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de dois pntos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também