Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Segunda-feira será de frio intenso em todo o Rio Grande do Sul

frio

A forte e extensa massa de ar polar toma conta de todo o Rio Grande do Sul. A incursão, que é uma das mais potentes da história recente do Cone Sul, associada a um centro de alta pressão deixa a segunda-feira congelante no Estado. Em Porto Alegre, os termômetros não passam dos 11ºC. Em Caxias, na Serra, a mínima será de 1ºC. Em São José dos Ausentes, nos campos de cima da Serra, a mínima será de -4ºC.

Muitas nuvens são esperadas com chuva e garoa que pode se converter em neve ou chuva congelada do Sul ao Norte gaúcho. Já pode nevar cedo em alguns pontos. Apesar das nuvens, o sol aparece mais no Centro, Oeste e no Sul.

As madrugadas de terça e quarta-feira prometem ser extremamente frias. Segundo a Metsul, as mínimas ficam redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. Já na Grande Porto Alegre os termômetros ficam entre -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre 0ºC e 2ºC.

Na região de São José dos Ausentes não podem ser descartadas mínimas de -7ºC a -9ºC e no Planalto Sul de Santa Catarina podem ser anotadas marcas tão baixas como -9ºC a -11ºC.

Neve

São várias as projeções computadorizadas analisadas pela MetSul indicando que na segunda-feira poderia nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à combinação de instabilidade e ar muito gelado em altitude. A cota de neve poderia cair, segundo alguns dados, abaixo de 500 metros de altitude em pontos do território gaúcho, tal a força do ar polar e os baixíssimos valores de temperatura na troposfera inferior. De acordo os dados, a chance de nevar é muito alta na Serra e nos Aparados.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também