Giro do Vale / Estado / Geral

Segunda-feira será de frio intenso em todo o Rio Grande do Sul

Pode inclusive nevar em pontos do Estado.

frio

A forte e extensa massa de ar polar toma conta de todo o Rio Grande do Sul. A incursão, que é uma das mais potentes da história recente do Cone Sul, associada a um centro de alta pressão deixa a segunda-feira congelante no Estado. Em Porto Alegre, os termômetros não passam dos 11ºC. Em Caxias, na Serra, a mínima será de 1ºC. Em São José dos Ausentes, nos campos de cima da Serra, a mínima será de -4ºC.

Muitas nuvens são esperadas com chuva e garoa que pode se converter em neve ou chuva congelada do Sul ao Norte gaúcho. Já pode nevar cedo em alguns pontos. Apesar das nuvens, o sol aparece mais no Centro, Oeste e no Sul.

As madrugadas de terça e quarta-feira prometem ser extremamente frias. Segundo a Metsul, as mínimas ficam redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Rio Grande do Sul. Já na Grande Porto Alegre os termômetros ficam entre -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre 0ºC e 2ºC.

Na região de São José dos Ausentes não podem ser descartadas mínimas de -7ºC a -9ºC e no Planalto Sul de Santa Catarina podem ser anotadas marcas tão baixas como -9ºC a -11ºC.

Neve

São várias as projeções computadorizadas analisadas pela MetSul indicando que na segunda-feira poderia nevar no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido à combinação de instabilidade e ar muito gelado em altitude. A cota de neve poderia cair, segundo alguns dados, abaixo de 500 metros de altitude em pontos do território gaúcho, tal a força do ar polar e os baixíssimos valores de temperatura na troposfera inferior. De acordo os dados, a chance de nevar é muito alta na Serra e nos Aparados.

 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Passo do Sobrado, também no Vale do Rio Pardo, foi outra cidade com registro de destelhamento de casas.

Outra pessoa morreu de overdose, antes do desabamento da estrutura.

Time colorado joga pelo empate fora de casa nesta primeira fase.

Uma terceira vítima foi encaminhada ao hospital e não corre risco de morte.