Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aslivata aplica apenas advertência para clube que teve torcedores chamando jogador de macaco

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale

Na tarde desta terça-feira, dia 22, a Associação de Ligas do Vale do Taquari (Aslivata) responsável pela organização do Campeonato Regional de Futebol Amador, divulgou a Nota Oficial da rodada do último final de semana. No documento a entidade aplica apenas uma “advertência oficial” à Sociedade Esportiva 7 de Setembro, do município de Capitão. Alguns torcedores da equipe chamaram de macaco um jogador da equipe do Rudibar no enfrentamento realizado no último domingo, dia 20.

Tão logo terminou a partida, válida pela 4ª rodada do campeonato, o atleta Jeferson Quaresma Correia (31) foi até a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado, onde fez o registro de ocorrência por injúria qualificada consumada – racismo. Durante o jogo, alguns torcedores começaram a chamar o jogador da equipe bom-retirense de macaco, e fazer sons imitando o animal. A arbitragem parou o confronto no momento em que outros jogadores do Rudibar se indignaram com a situação pela qual estava passando o companheiro de time. O árbitro relatou em súmula o fato ocorrido.

A reportagem do Giro do Vale fez contato com a Aslivata por telefone na tarde desta terça-feira, dia 22, para saber sobre a posição da entidade diante do ocorrido. Quem atendeu o telefone foi o presidente Volnei Kochhann, que limitou-se a dizer que a Nota Oficial havia acabado de ser publicada no site da Associação, e poderia ser consultada.

Grupo de torcedores que ofendeu o jogador, estava na lateral do campo, próximo a marca do escanteio. (Foto: Divulgação)

Grupo de torcedores que ofendeu o jogador, estava na lateral do campo, próximo a marca do escanteio. (Foto: Divulgação)

Confira o que diz na Nota Oficial no que se refere ao episódio de racismo:

“A Associação perde 50 pontos na disciplina pelo artigo 90° letra F do regulamento (Advertência Oficial ao Clube), pela citação em súmula do insulto de injuria racial supostamente praticado contra o atleta JÉFERSON QUARESMA CORREIA, na partida diante a equipe do Rudibar FC. Visto que, não ter havido identificação de nenhum dos infratores, a Aslivata aguarda resultado da investigação a fim de tomar as providências cabíveis.”

Nota do 7 de Setembro

Antes da divulgação da Nota Oficial da rodada, o presidente do 7 de Setembro, José Luis Possamai encaminhou nesta tarde, uma nota de esclarecimento onde diz repudiar qualquer forma de racismo, e se colocou solidário ao atleta ofendido, bem como se coloca à disposição do atleta e das autoridades para esclarecer os fatos. Confira a nota na íntegra:

“Em referência ao fato ocorrido na partida realizada no último domingo, 20 de agosto, contra a equipe do Rudibar de Bom Retiro do Sul, a Sociedade Esportiva Sete de Setembro de Capitão, vem a público declarar que reprova de forma veemente qualquer tipo de atitude racista dentro e fora do campo e que não incentiva ou compactua com comportamentos ofensivos praticados por qualquer pessoa que se diga torcedora da equipe. Somos um clube pequeno, mas que representa uma comunidade formada por muitas etnias e que recebe de braços abertos todos que por aqui passam e que muitas vezes optam por permanecer no município por seu clima hospitaleiro. Temos tido bons resultados no campeonato e a certeza de que parte deste mérito é da nossa torcida, que vem acompanhando em grande número as partidas realizadas em casa e nos demais clubes, que nos recebem de forma respeitosa ao qual sempre buscamos retribuir. Compreendemos que a disputa é calorosa, mas que deve acontecer somente dentro de campo e que cabe aos torcedores apoiar e incentivar nosso time na busca da vitória. Da mesma forma, queremos manifestar todo nosso apoio e solidariedade ao jogador da equipe do Rudibar Jeferson Quaresma Correia, vulgo “Jefu”, e afirmar que a diretoria do clube se coloca à disposição do atleta e também das autoridades para auxiliar no que for possível para o esclarecimento do fato. Salientamos que o ocorrido se dá de forma isolada e que este tipo de atitude não representa o clube e tampouco a grande maioria dos seus torcedores. Nos resta lamentar e pedir desculpas a todos que se sentiram ofendidos por este episódio e reafirmar que o clube vem trabalhando e vai intensificar todas as ações necessárias para que situações como esta não tornem a ocorrer com nenhum clube que vier ou que for visitado por nossa torcida. Vamos continuar nos empenhando na busca de bons resultados dentro de campo, mas, no que estiver ao alcance do clube e de sua diretoria buscaremos incentivar ainda mais as boas atitudes fora dele.

Somos verdes e amarelos, azuis, vermelhos, pretos e brancos. Somos Sete de Setembro, contra o preconceito e pela paz no futebol.”

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também