Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

RS segue com chuva que pode causar transtornos no fim de semana

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

A atmosfera segue muito instável no Rio Grande do Sul neste sábado, consequência de uma frente semi-estacionária que permanece sobre o Estado. Chove mais uma vez na maioria das regiões. No Oeste, o sol aparece com nuvens e o Sul vai registrar alternância de sol, nuvens e chuva.

A MetSul renova o alerta que neste fim de semana as condições seguem favoráveis à chuva localmente forte a intensa com altos volumes, em especial na Metade Norte, no Centro e em pontos do Leste do Estado. Centro de baixa pressão vai reforçar a instabilidade.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e os 11°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 20°C em Uruguaiana.

A manutenção da frente semi-estacionária entre o Centro e o Norte do Rio Grande do Sul sugerem um cenário de muita chuva, com volumes elevados em parte do Estado. As regiões que mais preocupam são o Norte e Nordeste gaúcho, o que inclui a Grande Porto Alegre, Vales e a Serra, que teve uma sexta-feira de muita chuva e nevoeiro.

Os acumulados só deste fim de semana em alguns municípios podem ficar perto ou acima de 100 mm e que se somam ao que já choveu. A possibilidade de transtornos em razão da chuva é alta. Atenção para alagamentos. Em regiões de relevo, como a Serra, alto risco de deslizamentos e quedas de barreiras em rodovias.

A possibilidade que alguns rios com nascentes no Nordeste gaúcho adentrem em cota de cheias é real, logo moradores de áreas ribeirinhas e coordenarias municipais de Defesa Civil devem estar atentos ao quadro em suas respectivas regiões.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também