Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia Civil apreende arsenal bélico com universitário de Santa Cruz do Sul

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) apreendeu na manhã desta sexta-feira, dia 27, em Santa Cruz do Sul um arsenal de armas no apartamento de um estudante no bairro Avenida. No local, foram localizados  pelo menos 15 fuzis de guerra de diversos calibres de fabricação americana e russa, 21 pistolas 9 mm e grande quantidade de munição de armas de calibres 556, 762 e 9 mm. Foram encontrados ainda carregadores de AK 47 e dois fuzis desmontados. A apreensão é consideada a maior de armamentos do ano. De acordo com o chefe de polícia, Emerson Wendt, deve ser a maior apreensão de fuzis da história do Estado.

Na residência, localizada na rua Samuel Pinto Cortez, foi preso em flagrante o guardião do material. O delegado Luciano Menezes, que coordenou a ação junto com o delegado Marcelo Chiara Teixeira, informou que o jovem, natural de Cachoeira do Sul, é aluno do curso de engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e recebia cerca de R$ 10 mil por mês do tráfico para guardar o armamento no apartamento onde mora. As armas seriam da facção Os Manos, sediada no Vale do Sinos.

O armamento foi levado para a Delegacia de Polícia onde os agentes farão a contagem do material. “Conseguimos descobrir o esconderijo em um local totalmente insuspeito nas cercanias da Universidade de Santa Cruz, onde um universitario, um cidadão absolutamente insuspeito havia sido cooptado e estava ganhando R$ 10 mil por mês da facção para ocultar no apartamento esse arsenal bélico”, disse o delegado Menezes. “Hoje é um dia de extrema felicidade para a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, especialmente para Santa Cruz, para a Defrec que tem trabalhado nesse projeto há muito tempo”, acrescentou.

O delegado disse que a apreensão vai diminuir substancialmente o poder de mando e de intimidação dos traficantes dentro de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e também no municipio de Lajeado, onde as armas eram usadas para incursão e tomada de território.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também