Giro do Vale / Geral / Lajeado

Ponte sobre Arroio Saraquá é aberta ao trânsito em Lajeado

Inauguração da ponte ocorreu na manhã desta quinta-feira

Foto: Rafael Scheeren Grün / AI / Divulgação

Após décadas de reivindicações comunitárias que pleiteavam o alargamento da ponte sobre o Arroio Saraquá, na divisa dos bairros Moinhos D’Água e São Bento, em Lajeado, a estrutura foi aberta ao trânsito na manhã desta quinta-feira, dia 21. Estiveram presentes o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o secretário de Obras e Serviços Públicos (Seosp) de Lajeado, Cassiano Jung, e o diretor de Captação de Recursos e Projetos Especiais da prefeitura, Isidoro Fornari Neto.

“É um grande orgulho podermos entregar esta obra à comunidade, algo que beneficia não apenas a nossa cidade, mas também a região. Ficamos muito felizes em participar da entrega de um projeto que integrava nossos compromissos de campanha. Essa obra é resultado de um esforço de toda a comunidade” explicou Caumo.

A ordem de execução das obras foi assinada no dia 13 de abril, às margens da ERS-413, com a presença do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. Para a obra, que foi iniciada no dia 03 de agosto, o trânsito teve que ser desviado por vias internas dos bairros Moinhos D’Água e São Bento. Antes, a estrutura permitia a passagem de um único veículo por vez, o que provocava filas em ambos os lados da ponte. Com o alargamento da estrutura, agora é possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos.

O investimento do governo do Estado na obra foi de R$ 870 mil, sendo que o município contribuiu para a preparação do terreno nas laterais da ponte, bem como deslocou a rede de anergia para o outro lado da rodovia a fim de viabilizar o início das obras.

No segundo semestre de 2016, durante uma visita a Lajeado do secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, foi mostrado a ele os problemas decorrentes da passagem estreita da ponte – lembra Fornari. Segundo ele, Westphalen se mostrou preocupado com a situação e foi muito receptivo no sentido de retomar o diálogo com vistas a viabilizar a execução da obra de alargamento.

A obra

– A nova ponte tem 30 metros de comprimento e 8,70 metros de largura

– Capacidade para suportar até 45 toneladas (contra 36 toneladas da ponte antiga)

– Foi erguida ao lado da antiga estrutura, e as duas foram unidas.

 

 

AI

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Homem é apreendido com crack em Teutônia

Próximo a ele, enterrado em um monte de saibro, foram localizadas 21g de cocaína e 221g de maconha

Motoqueiro colidiu na lateral do automóvel na Avenida Benjamin Constant

Apostas podem ser feitas até às 19h

Escolas, creches e postos de saúde permanecerão com expediente normal