Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chega a Bom Retiro do Sul

Foto: Fernando Dias / Divulgação

O município de Bom Retiro do Sul recebeu na última segunda-feira, dia 20, a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria, dando início às comemorações da Semana da Pátria de 2018. O fogo foi entregue pelo Núcleo da Liga da Defesa Nacional ao prefeito Edmilson Busatto.

A Centelha foi conduzida até o município por Júlio César Benites Teixeira, Conselheiro do Núcleo da Liga da Defesa Nacional (LDN); Nelson Fernando Prestes da Silva, Diretor do LDN e Chefe de Escoteiro; Gilmar Souza Chagas, Integrante do LDN e Chefe do Grupo Escoteiro do Mar Marques do Herval de Osório e Júlio César de Freitas, Integrante do LDN e da Conexis. Em decorrência da chuva, a cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo.

Acompanharam a chegada do Fogo da Pátria secretários e servidores municipais, professores e alunos de escolas municipais. O tradicional símbolo nacional ficará aceso em Bom Retiro do Sul até o dia 7 de setembro, data que será realizado o tradicional desfile cívico, na Rua Jorge Fett.

Para o prefeito Edmilson Busatto, este ato é uma maneira de valorizar os símbolos da pátria brasileira. “Muito se fala que os símbolos da pátria estão sendo deixados de lado. Mas o amor pela pátria não pode morrer. Temos que valorizar nosso país. E este ato aqui hoje é uma forma de cuidar do que é nosso, do nosso Brasil. Cada um tem que dar sua parcela de contribuição, sem esperar de braços cruzados que as coisas aconteçam. Vamos manter viva nossa cultura e o nosso amor pela pátria, sem esperar algo em troca”, destacou.

Sobre o Fogo da Pátria

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional.

A Liga da Defesa Nacional se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria no percurso entre as cidades de Viamão e Porto Alegre. Está é a 81ª corrida do Fogo simbólico.

 

AI

Compartilhe:

Comentários

  • aonimo
    21 agosto, 2018

    que bobagem..vão procurar fazer algo útil pra a sociedade

  • anonimo
    21 agosto, 2018

    símbolo da Pátria brasileira???kkkl

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também