Giro do Vale / Estado / Geral

Granizo e rajadas de vento causam estragos em municípios do RS

Em Coronel Bicaco, no Noroeste, pelo menos 50 casas foram danificadas. Outras 20 foram atingidas pelo mau tempo em Erechim, no Norte.

Foto: Defesa Civil / Divulgação

O mau tempo que atinge o Rio Grande do Sul desde a madrugada desta sexta-feira, dia 24, causou estragos em municípios da metade norte do Estado. Em Coronel Bicaco, no Noroeste, Pelo menos 50 residências sofreram danos causados pelo granizo, que atingiu o município por volta das 14h, segundo o prefeito Jurandir da Silva (PSB). O chefe do Executivo informou que o fenômeno durou cerca de 10 minutos e afetou 80% da cidade. Até o momento, não há registro de feridos.

— Os locais que mais sofreram estragos são os bairros Engenho Velho, Nossa Senhora Aparecida e a localidade de Esquina Evangélica — disse Silva.

O prefeito destacou que não é possível emitir balanço mais preciso sobre o número de residências danificadas pois as equipes da Defesa Civil ainda estão nas ruas, auxiliando a população. Nesse primeiro momento, lonas estão sendo distribuídas para tentar diminuir o transtorno temporariamente. Silva disse que a zona rural do município também foi afetada pelas pedras de gelo:

— Também teve estrago nas plantações de trigo e aveia. A gente não sabe ainda a dimensão desse prejuízo, mas a Emater deve fazer um balanço sobre o caso.

Norte do RS

O granizo e as rajadas de vento também causaram estragos em Erechim, no Norte. Segundo a Defesa Civil municipal, pelo menos 20 casas foram destelhadas e 40 árvores caíram com a força do temporal. Informações preliminares indicam que ninguém ficou ferido em razão do mau tempo.

A Defesa Civil Estadual informou que Seberi, São José das Missões, Novo Barreiro, no Norte, e Campo Novo, no Noroeste, também registraram estragos em razão do mau tempo. Os danos ainda não foram contabilizados nesses municípios, conforme o órgão.

 

GaúchaZH