Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Atraso de repasses para a Saúde pode afetar atendimentos em Bom Retiro do Sul

Secretário Municipal de Saúde, Paulo Marmitt. (Foto: Fernando Dias / Divulgação)

O atraso nos repasses de recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para hospitais e municípios tem gerado preocupação na Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul. Como muitos pacientes necessitam transferência para hospitais de referência, a suspensão dos atendimentos poderá prejudicar pacientes do município.

O alerta é feito pelo secretário da Saúde do município, Paulo Marmitt. Segundo ele, diariamente muitos pacientes são encaminhados para vários hospitais referência para atendimento especializado. “Muitas destas instituições que estão sem receber os recursos já começaram a suspender atendimentos. Temos a preocupação que esta situação nos atinja, pois muitos de nossos pacientes são dependentes destes atendimentos”, informou Marmitt.

A situação preocupante mobiliza todos os municípios do Estado e já está sendo discutida junto ao Ministério Público, através do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS).

Uma Carta de Alerta ao Povo Gaúcho foi redigida relatando a situação preocupante. O documento tem por objetivo referendar a abertura de uma ação civil pública contra o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, responsabilizando-o pela falta de repasses destinados à saúde pública para hospitais e municípios.

Entre as solicitações apresentadas ao Ministério Público está a priorização imediata da destinação de recursos para área da saúde neste momento crítico de iminente paralisação de serviços nos municípios e nos hospitais e a liberação de empréstimo aos hospitais filantrópicos através do FUNAFIR para que os valores repassados sejam de fato convertidos em serviços prestados à população.

Marmitt ressalta que todos os esforços da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde estão voltados para que nenhum paciente de Bom Retiro do Sul venha a ser prejudicado com esta situação que traz preocupações a todos os gaúchos.

 

AI Prefeitura

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também