Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Centro cirúrgico do HCSA é liberado para retomar atividades

Cirurgias serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul recebeu a notícia que estava esperando. Após visita da Vigilância Sanitária do Estado, veio a notícia de que as adequações exigidas no Centro Cirúrgico da casa de saúde atenderam as necessidades. Com a liberação do espaço, as cirurgias voltarão a ser realizadas no local já a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O espaço estava com as atividades suspensas desde o início de novembro de 2018.

Conforme apontamentos da Vigilância Sanitária, a estrutura do Centro de Esterilização (CME) do Bloco Cirúrgico permitia a classificação de CME classe I, porém o tipo de cirurgias realizadas no HCSA exige um CME classe II. Até então, os equipamentos de lavagem e esterilização do material estavam na mesma sala. A obra foi feita, dividindo essas atividades em dois espaços distintos.

Investimento

Segundo a diretora do HCSA, Simone Diedrich, foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 60 mil para que o bloco cirúrgico ficasse de acordo com as exigências do órgão fiscalizador do Estado.

Três meses sem cirurgias

Além desse investimento, a casa de saúde deixou de ter um faturamento mensal de cerca de R$ 25 mil com as cirurgias que eram feitas. Esse é o valor bruto que entrava no caixa da casa de saúde, sem contar as despezas durante os procedimentos. O bloco recebia pacientes para realização de partos, e cirurgias gerais como de hérnia, vesícula, apendicite, e procedimentos de traumatologia de baixa e média complexidade. Esses atendimentos passaram a ser feitos em outros hospitais da região no período.

Novidade

Uma novidade que o HCSA recebe juntamente com a reabertura do bloco cirúrgico é a chegada de um médico especialista em cirurgias plásticas. O Dr. Benie Crispel Goldman, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, irá atender todas as quartas-feiras, a partir do dia 27 de fevereiro, no Centro Clínico junto ao HCSA, e passará a realizar cirurgias na casa de saúde do município.

“A estrutura do bloco cirúrgico é muito boa, tanto em termos de equipamentos como de material e profissionais”, assegura o médico que atua também em uma clínica de Porto Alegre.

Dr. Benie passará a realizar consultas e cirurgias plásticas no HCSA. (Foto: Juliano Beppler)

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também