Giro do Vale / Bom Retiro do Sul / Saúde

Centro cirúrgico do HCSA é liberado para retomar atividades

Vigilância Sanitária havia solicitado alterações no local. Após adequações, cirurgias serão retomadas a partir de segunda-feira, dia 18

Cirurgias serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18. (Foto: Juliano Beppler / Giro do Vale)

Nesta sexta-feira, dia 15, o Hospital de Caridade Sant’Ana (HCSA) de Bom Retiro do Sul recebeu a notícia que estava esperando. Após visita da Vigilância Sanitária do Estado, veio a notícia de que as adequações exigidas no Centro Cirúrgico da casa de saúde atenderam as necessidades. Com a liberação do espaço, as cirurgias voltarão a ser realizadas no local já a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O espaço estava com as atividades suspensas desde o início de novembro de 2018.

Conforme apontamentos da Vigilância Sanitária, a estrutura do Centro de Esterilização (CME) do Bloco Cirúrgico permitia a classificação de CME classe I, porém o tipo de cirurgias realizadas no HCSA exige um CME classe II. Até então, os equipamentos de lavagem e esterilização do material estavam na mesma sala. A obra foi feita, dividindo essas atividades em dois espaços distintos.

Investimento

Segundo a diretora do HCSA, Simone Diedrich, foi necessário um investimento de aproximadamente R$ 60 mil para que o bloco cirúrgico ficasse de acordo com as exigências do órgão fiscalizador do Estado.

Três meses sem cirurgias

Além desse investimento, a casa de saúde deixou de ter um faturamento mensal de cerca de R$ 25 mil com as cirurgias que eram feitas. Esse é o valor bruto que entrava no caixa da casa de saúde, sem contar as despezas durante os procedimentos. O bloco recebia pacientes para realização de partos, e cirurgias gerais como de hérnia, vesícula, apendicite, e procedimentos de traumatologia de baixa e média complexidade. Esses atendimentos passaram a ser feitos em outros hospitais da região no período.

Novidade

Uma novidade que o HCSA recebe juntamente com a reabertura do bloco cirúrgico é a chegada de um médico especialista em cirurgias plásticas. O Dr. Benie Crispel Goldman, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, irá atender todas as quartas-feiras, a partir do dia 27 de fevereiro, no Centro Clínico junto ao HCSA, e passará a realizar cirurgias na casa de saúde do município.

“A estrutura do bloco cirúrgico é muito boa, tanto em termos de equipamentos como de material e profissionais”, assegura o médico que atua também em uma clínica de Porto Alegre.

Dr. Benie passará a realizar consultas e cirurgias plásticas no HCSA. (Foto: Juliano Beppler)

Giro do Vale

Veja mais imagens

Clique para ampliar

Clique para ampliar

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Indivíduo estava escondido na casa de parentes em Tramandaí

As alíquotas não foram divulgadas pelo banco

Ao retornar do banheiro o jovem não encontrou mais o aparelho

Volume de chuva deve ser menor, mas ainda há risco de pancadas isoladas mais fortes