Giro do Vale / Destaque / Esporte / Grêmio

Grêmio vence Gre-Nal de reservas na Arena

Leonardo Gomes marcou o gol da vitória gremista

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio venceu o Inter por 1 a 0 na noite deste domingo em Gre-Nal válido pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho em que os dois clubes usaram times reservas. O gol do clássico foi marcado por Leonardo Gomes no primeiro tempo.

Com a vitória, o Grêmio garante o primeiro lugar na fase classificatória do Gauchão restando ainda uma rodada. O Tricolor vai a 26 pontos e abre sete para o Colorado, que tem 19.

A dupla Gre-Nal encerra sua participação na primeira fase do Gauchão na próxima quarta-feira, às 21h30min. O Grêmio vai ao Sul do Estado enfrentar o Pelotas enquanto o Inter recebe o Novo Hamburgo no Beira-Rio.

Duelo de reservas e expulsão de Nonato no primeiro tempo

O Gre-Nal 418 ficará marcado pela decisão dos dois clubes de abrir mão de usar seus melhores jogadores para iniciar a partida na Arena. O Inter se apegou à punição aplicada a Nico López para ainda na sexta-feira anunciar que seus titulares não iriam para o clássico. Já o Tricolor, que tinha no discurso de Renato Portaluppi indicado titulares em sua última entrevista antes do jogo, causou surpresa a todos quando teve sua escalação divulgada apenas com suplentes.

O anúncio da escalação no Grêmio claramente influenciou no ânimo dos torcedores. Gremistas e colorados faziam um duelo de cantos antes da bola rolar quando saiu a confirmação da equipe tricolor sem nenhum titular. Prontamente, as torcidas silenciaram deixando claro que a decisão causou decepção dos dois lados.

Com bola rolando, no entanto, a Arena voltou a ter clima de Gre-Nal, tanto nas torcidas quanto nos jogadores. As costumareiras trocas de empurrões após um lance mais duro aconteceram logo nos primeiros minutos. Dois jovens do Inter pareciam sentir o clima mais acalorado do clássico: Roberto e Nonato levaram cartões no início da partida.

O jogo também teve chances de gol no começo. A primeira foi do Inter aos 3 minutos, numa cabeçada de Pedro Lucas em bom cruzamento de Uendel que Bruno defendeu. O jovem goleiro ganhou a vaga no time tricolor após Julio César sentir um problema no aquecimento. Foi a única chance colorada na primeira etapa. A resposta do Grêmio veio com Leonardo Gomes. Aos 8, o lateral recebeu sozinho dentro da área após escanteio batido por Jean Pyerre e chutou forte. O gol só não saiu porque Daniel fez uma grande defesa.

O Gre-Nal seguiu sem muitas chances de gol até um lance definir o rumo da partida. Nonato fez mais uma falta em Matheus Henrique e foi expulso aos 28 minutos. Com um a mais, o Grêmio transformou o jogo em ataque contra defesa.

Leonargo Gomes deixa o Grêmio em vantagem

O gol gremista poderia ter saído aos 30, quando Pepê recebeu nas costas de Bruno, mas Roberto apareceu na hora certa para fazer um desarme salvador. Aos 43, porém, ninguém parou o ataque gremista. O Grêmio fez 1 a 0 em bela jogada coletiva. O lance começou ainda no lado esquerdo do ataque, o time gremista rodou a bola até ela chegar na direita. Aí Leonardo Gomes tabelou com Montoya, tocou em André – que fez um belo pivô – e apareceu nas costas de Uendel para bater na saída de Daniel para fazer o 1 a 0, placar final do primeiro tempo.

Inter tem mais a bola, mas leva pouco perigo a Breno

O Inter voltou para a etapa final com uma mudança no ataque: Tréllez no lugar de Pedro. O Grêmio manteve o mesmo time. E o Colorado mudou sua postura. O time de Odair Hellmann passou a ter uma proposta de maior posse de bola e iniciou o segundo tempo buscando o empate. Mesmo com um homem a mais, o Tricolor aceitou se posicionar no seu campo esperando o contra-ataque.

A maior iniciativa do Inter esbarrava na limitação técnica do time. Com Neilton e Parede abertos, as jogadas pelo centro do campo dependiam de Rithely e Lindoso, que não conseguiam dar sequência às jogadas. Com essa dificuldade, o Colorado foi ter a chance para empatar em uma bola parada aos 19. Após falta batida por Uendel, Tréllez saiu sozinho com Breno, mas não finalizou. O centroavante optou pelo passe para o meio da área para Roberto e a defesa do Grêmio fez o corte que impediu o gol.

O Grêmio se fortaleceu ainda mais na primeira troca de Renato Portaluppi. Everton entrou na equipe no lugar de Montoya. Com isso, Pepê passou a jogar pelo lado direito do ataque. O Tricolor, assim, tinha dois homens de velocidade pelos lados do campo para aproveitar os espaços deixados pelo Inter em sua busca pelo empate.

Odair voltou a mexer no Inter aos 28 com a entrada de Camilo por Neilton, que teve uma atuação mais ocupada na fase defensiva marcando as subidas de Leonardo Gomes que no ataque. A resposta de Renato foi Diego Tardelli na vaga de Jean Pyerre. Mais uma vez, o treinador gremista optou por deixar Tardelli ao lado de um centroavante, André. O Inter queimou sua última troca com Wellington Silva por Guilherme Paredes aos 33. O Grêmio, logo depois com o garoto Darlan na vaga de André.

As trocas de Odair na busca pelo empate não deram resultado. Camilo pouco participou do jogo. Foi Wellington Silva quem teve a iniciativa de sair da ponta para tentar armas as jogadas pela faixa central, mas pouco criou. O Inter conseguiu levar perigo apenas em bolas cruzadas. O Colorado, porém, nem nem chegou a testar o jovem goleiro Breno. O Gre-Nal 418 terminou em 1 a 0 com o gol de Leonardo Gomes e garantiu ao Grêmio a liderança da primeira fase do Gauchão.

Campeonato Gaúcho – 10ª rodada

Grêmio (1)

Breno; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira, Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique; Montoya (Everton), Jean Pyerre (Tardelli), Pepê; André (Darlan).
Técnico: Renato Portaluppi.

Inter (0)

Daniel; Bruno, Emerson Santos, Roberto, Uendel; Rithely; Guilherme Parede (Wellington Silva), Lindoso, Nonato, Neilton (Camilo); Pedro Lucas (Tréllez).
Técnico: Odair Hellmann.

Gol: Leonardo Gomes (43min/1T)
Cartões amarelos: Jean Pyerre, Leonardo Gomes (GRE); Roberto, Nonato (INT)
Cartão vermelho: Nonato (INT)
Árbitro: Anderson Daronco
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Renda: R$ 2.084.549,00
Público total:  44.075

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Brigadiano teve fratura frontal do crânio. Ele está internado na UTI. Fato ocorreu após o Gre-Nal

Colisão envolveu um Tempra de Caxias do Sul e um Corsa de Pato Branco-PR

Sexta-Feira Santa pode ter chuva isolada em alguns pontos do Estado

Um adolescente também foi levado à Delegacia para ser ouvido