Giro do Vale / Destaque / Esporte / Grêmio

Grêmio vence Gre-Nal de reservas na Arena

Leonardo Gomes marcou o gol da vitória gremista

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

O Grêmio venceu o Inter por 1 a 0 na noite deste domingo em Gre-Nal válido pela 10ª rodada do Campeonato Gaúcho em que os dois clubes usaram times reservas. O gol do clássico foi marcado por Leonardo Gomes no primeiro tempo.

Com a vitória, o Grêmio garante o primeiro lugar na fase classificatória do Gauchão restando ainda uma rodada. O Tricolor vai a 26 pontos e abre sete para o Colorado, que tem 19.

A dupla Gre-Nal encerra sua participação na primeira fase do Gauchão na próxima quarta-feira, às 21h30min. O Grêmio vai ao Sul do Estado enfrentar o Pelotas enquanto o Inter recebe o Novo Hamburgo no Beira-Rio.

Duelo de reservas e expulsão de Nonato no primeiro tempo

O Gre-Nal 418 ficará marcado pela decisão dos dois clubes de abrir mão de usar seus melhores jogadores para iniciar a partida na Arena. O Inter se apegou à punição aplicada a Nico López para ainda na sexta-feira anunciar que seus titulares não iriam para o clássico. Já o Tricolor, que tinha no discurso de Renato Portaluppi indicado titulares em sua última entrevista antes do jogo, causou surpresa a todos quando teve sua escalação divulgada apenas com suplentes.

O anúncio da escalação no Grêmio claramente influenciou no ânimo dos torcedores. Gremistas e colorados faziam um duelo de cantos antes da bola rolar quando saiu a confirmação da equipe tricolor sem nenhum titular. Prontamente, as torcidas silenciaram deixando claro que a decisão causou decepção dos dois lados.

Com bola rolando, no entanto, a Arena voltou a ter clima de Gre-Nal, tanto nas torcidas quanto nos jogadores. As costumareiras trocas de empurrões após um lance mais duro aconteceram logo nos primeiros minutos. Dois jovens do Inter pareciam sentir o clima mais acalorado do clássico: Roberto e Nonato levaram cartões no início da partida.

O jogo também teve chances de gol no começo. A primeira foi do Inter aos 3 minutos, numa cabeçada de Pedro Lucas em bom cruzamento de Uendel que Bruno defendeu. O jovem goleiro ganhou a vaga no time tricolor após Julio César sentir um problema no aquecimento. Foi a única chance colorada na primeira etapa. A resposta do Grêmio veio com Leonardo Gomes. Aos 8, o lateral recebeu sozinho dentro da área após escanteio batido por Jean Pyerre e chutou forte. O gol só não saiu porque Daniel fez uma grande defesa.

O Gre-Nal seguiu sem muitas chances de gol até um lance definir o rumo da partida. Nonato fez mais uma falta em Matheus Henrique e foi expulso aos 28 minutos. Com um a mais, o Grêmio transformou o jogo em ataque contra defesa.

Leonargo Gomes deixa o Grêmio em vantagem

O gol gremista poderia ter saído aos 30, quando Pepê recebeu nas costas de Bruno, mas Roberto apareceu na hora certa para fazer um desarme salvador. Aos 43, porém, ninguém parou o ataque gremista. O Grêmio fez 1 a 0 em bela jogada coletiva. O lance começou ainda no lado esquerdo do ataque, o time gremista rodou a bola até ela chegar na direita. Aí Leonardo Gomes tabelou com Montoya, tocou em André – que fez um belo pivô – e apareceu nas costas de Uendel para bater na saída de Daniel para fazer o 1 a 0, placar final do primeiro tempo.

Inter tem mais a bola, mas leva pouco perigo a Breno

O Inter voltou para a etapa final com uma mudança no ataque: Tréllez no lugar de Pedro. O Grêmio manteve o mesmo time. E o Colorado mudou sua postura. O time de Odair Hellmann passou a ter uma proposta de maior posse de bola e iniciou o segundo tempo buscando o empate. Mesmo com um homem a mais, o Tricolor aceitou se posicionar no seu campo esperando o contra-ataque.

A maior iniciativa do Inter esbarrava na limitação técnica do time. Com Neilton e Parede abertos, as jogadas pelo centro do campo dependiam de Rithely e Lindoso, que não conseguiam dar sequência às jogadas. Com essa dificuldade, o Colorado foi ter a chance para empatar em uma bola parada aos 19. Após falta batida por Uendel, Tréllez saiu sozinho com Breno, mas não finalizou. O centroavante optou pelo passe para o meio da área para Roberto e a defesa do Grêmio fez o corte que impediu o gol.

O Grêmio se fortaleceu ainda mais na primeira troca de Renato Portaluppi. Everton entrou na equipe no lugar de Montoya. Com isso, Pepê passou a jogar pelo lado direito do ataque. O Tricolor, assim, tinha dois homens de velocidade pelos lados do campo para aproveitar os espaços deixados pelo Inter em sua busca pelo empate.

Odair voltou a mexer no Inter aos 28 com a entrada de Camilo por Neilton, que teve uma atuação mais ocupada na fase defensiva marcando as subidas de Leonardo Gomes que no ataque. A resposta de Renato foi Diego Tardelli na vaga de Jean Pyerre. Mais uma vez, o treinador gremista optou por deixar Tardelli ao lado de um centroavante, André. O Inter queimou sua última troca com Wellington Silva por Guilherme Paredes aos 33. O Grêmio, logo depois com o garoto Darlan na vaga de André.

As trocas de Odair na busca pelo empate não deram resultado. Camilo pouco participou do jogo. Foi Wellington Silva quem teve a iniciativa de sair da ponta para tentar armas as jogadas pela faixa central, mas pouco criou. O Inter conseguiu levar perigo apenas em bolas cruzadas. O Colorado, porém, nem nem chegou a testar o jovem goleiro Breno. O Gre-Nal 418 terminou em 1 a 0 com o gol de Leonardo Gomes e garantiu ao Grêmio a liderança da primeira fase do Gauchão.

Campeonato Gaúcho – 10ª rodada

Grêmio (1)

Breno; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira, Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique; Montoya (Everton), Jean Pyerre (Tardelli), Pepê; André (Darlan).
Técnico: Renato Portaluppi.

Inter (0)

Daniel; Bruno, Emerson Santos, Roberto, Uendel; Rithely; Guilherme Parede (Wellington Silva), Lindoso, Nonato, Neilton (Camilo); Pedro Lucas (Tréllez).
Técnico: Odair Hellmann.

Gol: Leonardo Gomes (43min/1T)
Cartões amarelos: Jean Pyerre, Leonardo Gomes (GRE); Roberto, Nonato (INT)
Cartão vermelho: Nonato (INT)
Árbitro: Anderson Daronco
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Renda: R$ 2.084.549,00
Público total:  44.075

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Encontro entre Eduardo Leite e representantes da Famurs também acena com apoio da Brigada Militar na fiscalização contra aglomerações

Estado recebeu 11 pedidos de reconsideração, mas somente dois foram aceitos

Decisão está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira

Eleitores que não comprovarem motivo da ausência no período determinado ficam com título irregular e deverão pagar multa