Giro do Vale / Estado / Política

Governo descarta nova operação de venda de ações do Banrisul

Eduardo Leite diz que “não vendemos a qualquer preço”

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / Divulgação

O governador Eduardo Leite (PSDB) descartou na manhã desta quinta-feira a possibilidade de o Banrisul fazer nova oferta de ações a curto ou médio prazo. A manifestação ocorreu após o banco, também nesta manhã, ter anunciado formalmente o cancelamento da operação na qual tentava vender um lote volumoso de ações ordinárias.

Em coletiva de imprensa, Leite reclamou em diversos momentos do que classificou de “ataques especulativos”. Ele considerou que a fragilidade financeira do Estado “contaminou” o sucesso da operação. 

Questionado sobre se receava sofrer uma ação de improbidade caso levasse a cabo a venda por valor abaixo ou muito próximo do valor patrimonial das ações, o governador respondeu que não. O tucano também refutou que as características da operação (um lote muito grande de ações apenas a investidores profissionais) tenham sido equivocadas.

“Fizemos toda a modelagem seguindo as melhores práticas e apresentamos uma operação muito consistente, na qual os maiores bancos do mundo demonstraram interesse”, defendeu.

Conforme Leite, o que provocou o cancelamento foi de fato o valor das ofertas, abaixo do estimado pelo controlador. “Tivemos ofertas suficientes, para a venda do lote completo, mas o preço nao atendia ao razoável.”

Novamente alegando regras de sigilo, nem o governador e nem o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso, revelaram qual o valor oferecido por ação. Na terça e na quarta-feira a informação entre operadores do mercado financeiro era de que esse valor ficou entre R$ 18,50 e R$ 19,00. 

Durante sua manifestação, Leite disse que o Estado mantém o compromisso de colocar os salários em dia ainda em 2019. Sobre quais as alternativas pretende utilizar para tanto, citou as negociações com outros poderes e sobre o uso do fundo de reaparelhamento do Judiciário, as tratativas sobre Lei Kandir, e cessão onerosa do pré-sal e fundo de exportações.  

Questionado sobre se mantém a promessa de não privatizar o Banrisul, disse que nenhuma ação está descartada em relação ao banco, mas destacou que  que não vê espaço para a privatização “se nada mudar dentro da Assembleia.” 

Preço não atendeu interesse

O mercado financeiro foi informado do cancelamento ainda na noite de quarta. No fato relevante divulgado pela manhã, o banco informou que “o preço por ação apresentado não atendia ao interesse do Acionista Vendedor”, que é o governo do Estado.  

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Uma das candidatas entrou com recurso, e nova contagem de votos acontecerá no dia 23 de outubro

Três veículos se envolveram na ocorrência na parte estadualizada da BR-386

Postos de saúde oferecerão doses da vacina até às 15h

Segundo o banco, 40% dos 96 milhões de brasileiros com direito ao saque já receberam os valores