Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Botafogo e se mantém na busca pelo G4

Tricolor ganhou por 3 a 0 com gols de Maicon, Thaciano e Everton

Foto: Divulgação

Disposto a virar a página após a eliminação da Libertadores, o Grêmio entrou em campo contra o Botafogo para recuperar a moral e conseguir uma recuperação a fim de garantir uma vaga no G-4 do Brasileirão. Em uma tarde chuvosa e com menos de 9.786 na Arena, o Tricolor não abriu mão de seu estilo de jogo de intensa troca de passes e demonstrou espírito competitivo para bater os adversários por 3 a 0. No primeiro tempo, Maicon abriu o marcador. Já na etapa complementar, Thaciano e Everton ampliaram o marcador. 

O Tricolor entrou em campo com mudanças na escalação em relação à fatídica partida da última quarta-feira. Sem André, suspenso, o técnico Renato Portaluppi recorreu a Tardelli para a função de centroavante. Paulo Miranda perdeu a vaga na lateral direita para Leo Moura. No meio campo, Michel saiu do time e Alisson atuou mais centralizado, enquanto Luciano entrou no time pela direita.

Com o resultado, o Grêmio se mantém na 7ª posição, mas agora com 44 pontos.

Primeiro tempo

Logo no primeiro minuto, Alisson teve que receber atendimento médico após choque com Yuri em disputa aérea, e partida teve de ser interrompida. Após o retorno, o Tricolor se postou de  forma intensa e com marcação adiantada, pressionando a saída dos adversários e mantendo sua tradicional troca de passes. Foi após uma jogada do estilo que Leo Moura cruzou rasteiro e sobrou para Tardelli, do outro lado da área. O camisa 9 mandou de volta para o Lateral, que tentou finalizar de primeira com a perna direita, chutando no ar, e mandou para fora.

Quando conseguiu avançar à sua metade de ataque, o Botafogo apostava principalmente nos lançamentos aéreos e longos. Geromel, atento, fazia os cortes sem dificuldades. No momento em que os adversários tentaram jogar com a bola no chão, foram desarmados e o Tricolor armou contra-ataque mortal. Matheus Henrique iniciou a jogada em velocidade com Tardelli, que conduziu à lateral. Como não conseguiu o cruzamento, voltou a jogada. Depois de quase um minuto de troca de bola, aos 11, Luciano achou espaço em meio à zaga e encontrou Maicon, que, num toque por cima de Gatito, abriu o marcador.

A vantagem não fez o Grêmio mudar de postura, e o time e Renato continuou com postura agressiva. Aos 23, os jogadores pediram pênalti em Luciano, mas, após escutar o VAR, o árbitro mandou o jogo seguir. Embalado, o Tricolor conseguiu manter a pressão e quase chegou ao segundo gol com Everton. Após a zaga interceptar passe de Maicon, Luciano ficou com o rebote e cruzou para Everton, que finalizou de voleio pela linha de fundo.

Depois da confronto parar para atendimento em Gatito (em choque com Tardelli) e Geromel e Diego Souza, que dividiram de cabeça em jogada aérea, o Botafogo cresceu e começou a impor perigo. Dos pés de Victor Rangel, quase saiu um golaço na Arena. Ele dominou após bate rebate na área e emendou de bicicleta, que passou cruzada em frente à goleira. Foi a melhor chance do time visitante, que cresceu e também viu o adversário cair de produção.

Com o nível emparelhado, as equipes ainda arriscaram alguns chutes de longe e uma chance cada de marcar cada. Na primeira grande defesa de Paulo Victor, aos 42, ele espalmou para escanteio após chute de Diego Souza num contra-ataque de velocidade. Já o Tricolor quase ampliou o marcador já nos acréscimos, quando Luciano cobrou falta sofrida por Alisson a um passo na linha da área no travessão. 

Segundo tempo

Com seu conhecido corte para a direita e chute colocado, Everton exigiu uma bela defesa de Gatito logo nos primeiros minutos da metade final. O Botafogo tentou reagir rápido com Marcinho pela direita, mas Geromel fez corte milimétrico para evitar que a bola chegasse a Victor Rangel. Depois de um recomeço que indicou um teor energético, os times acertaram a marcação e fecharam os espaços, dificultando as jogadas dos oponentes e criando uma partida de bate e rebate entre entre os times.

Nessa dinâmica, o Grêmio levou vantagem e chegou mais perto de aumentar a vantagem. Aos 14, Tardelli tabelou com Leo Moura, mas teve chute interceptado, conseguindo escanteio. Depois da cobrança, a bola sobrou para Matheus Henrique, que adentrou na grande área e bateu firme; o goleiro paraguaio caiu para  esquerda em outra boa defesa. Buscando maior mobilidade e rapidez, Renato lançou Pepê e Thaciano nos lugares de Pepê e Thaciano.

As mudanças tiveram efeito rápido. Aos 25, Tardelli disparou pela esquerda e ingressou na área após deixar Carli para trás. Bateu cruzado, Gatito espalmou mal e a ficou dentro da área. Mais rápido do que os zagueiros, Thaciano se antecipou e só precisou empurrar para dentro da goleira. Bastante criticado após a eliminação para o Flamengo, Everton teve participativo efetiva na segunda metade do jogo deste domingo. E foi de seus pés que começou e terminou a jogada do terceiro gol do time gaúcho.

Quando o relógio marcava 35,  Cebolinha invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e parou nos pés de Pepê, que escorou para Thaciano bater em cima de Gatito No rebote, Everton chutou e consolidou o placar. O camisa 11 ainda teve outra chance de ampliar, aos 43: cara a cara com Gatito, depois de deixar os zagueiros para trás na velocidade, tentou o chute cruzado, mas o goleiro fez a defesa, impendindo o placar mais elástico. 

Brasileirão 2019

Grêmio 3 
Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson (Pepe) e Everton; Luciano (Thaciano), Diego Tardelli. Técnico: Renato.

Botafogo 0
Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Yuri; João Paulo, Cícero, Luiz Fernando (Rhuan), Diego Souza e Leo Valencia (Igor Cássio); Victor Rangel (Alex Santana), Yuri. Técnico: Alberto Valentim.

Gols: Maicon, Thaciano, Everton

Arbitragem: Rafael Traci (SC), auxiliado por Helton Nunes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC). Arbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Horário: 16h

Local: Arena, em Porto Alegre

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Em um comunicado pelo Facebook Edmilson Busatto, que está de férias, anunciou que está internado na cidade de Sobral no Ceará

Instabilidade mais forte deve atingir a Metade Oeste do Estado

Medida será tomada após 57 meses de vencimentos parcelados

Modelo de Distanciamento Controlado apresenta o pior momento da pandemia no Estado