Giro do Vale / Geral

Onda de calor causará sequência de dias de temperaturas extremas no RS

Máximas serão próximas aos 40°C até o meio da semana que vem

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O forte calor da quarta-feira, dia 25 foi apenas uma prévia dos próximos dias no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia. A partir desta quinta, dia 26, as máximas sobem mais e se mantêm próximas dos 40°C ao longo dos próximos dias.

Nesta quinta, o sol perdomina, mas com nuvens, em todas as regiões gaúchas. No Centro, Oeste e Sul pode ter chuva localizada da tarde pra noite. Devido ao ar quente, temporais isolados não são descartados nessas regiões.

A MetSul alerta que a atual onda de calor deverá ser atipicamente longa, uma das mais intensas da história recente e com potencial de se aproximar ou bater recordes históricos. O Rio Grande do Sul vai ter até a metade da próxima semana uma sequência de dias com marcas perto ou acima de 40°C.

No Vale do Taquari, o tempo segue firme e o sol aparece na Região, com aumento da nebulosidade na segunda metade do dia. As temperaturas permanecem amenas no amanhecer, já a tarde tende a esquentar muito, com a máxima podendo atingir 38ºC.

A sequência de dias escaldantes é consequência de verdadeira “bolha de calor”. Chuva nesse período, se houver, será muito irregular e isolada que não chega a afetar todos pontos. No entanto, há o risco de fenômenos severos e com estragos.  

Como grande parte do Rio Grande do Sul já enfrenta um dezembro de chuva abaixo da média, o calor castigará ainda o campo, como o cultivo do milho, que já sofre com perdas, e atingirá também a soja. 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Valor do óleo diesel para consumo automotivo e marítimo foram mantidos

Decisão foi anunciada na reunião de líderes, nesta terça

Material seria entregue para outro indivíduo na cidade

O veículo pertence ao Governo do Estado e era utilizado por trabalhadores da pedreira, em Linha São João