Giro do Vale / Geral

Onda de calor causará sequência de dias de temperaturas extremas no RS

Máximas serão próximas aos 40°C até o meio da semana que vem

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O forte calor da quarta-feira, dia 25 foi apenas uma prévia dos próximos dias no Rio Grande do Sul, adverte a MetSul Meteorologia. A partir desta quinta, dia 26, as máximas sobem mais e se mantêm próximas dos 40°C ao longo dos próximos dias.

Nesta quinta, o sol perdomina, mas com nuvens, em todas as regiões gaúchas. No Centro, Oeste e Sul pode ter chuva localizada da tarde pra noite. Devido ao ar quente, temporais isolados não são descartados nessas regiões.

A MetSul alerta que a atual onda de calor deverá ser atipicamente longa, uma das mais intensas da história recente e com potencial de se aproximar ou bater recordes históricos. O Rio Grande do Sul vai ter até a metade da próxima semana uma sequência de dias com marcas perto ou acima de 40°C.

No Vale do Taquari, o tempo segue firme e o sol aparece na Região, com aumento da nebulosidade na segunda metade do dia. As temperaturas permanecem amenas no amanhecer, já a tarde tende a esquentar muito, com a máxima podendo atingir 38ºC.

A sequência de dias escaldantes é consequência de verdadeira “bolha de calor”. Chuva nesse período, se houver, será muito irregular e isolada que não chega a afetar todos pontos. No entanto, há o risco de fenômenos severos e com estragos.  

Como grande parte do Rio Grande do Sul já enfrenta um dezembro de chuva abaixo da média, o calor castigará ainda o campo, como o cultivo do milho, que já sofre com perdas, e atingirá também a soja. 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Encontro entre Eduardo Leite e representantes da Famurs também acena com apoio da Brigada Militar na fiscalização contra aglomerações

Estado recebeu 11 pedidos de reconsideração, mas somente dois foram aceitos

Decisão está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira

Eleitores que não comprovarem motivo da ausência no período determinado ficam com título irregular e deverão pagar multa