Giro do Vale / Geral

CIC VT apela para a procuradoria-geral de Justiça do Rio Grande do Sul para solicitar a reabertura dos frigoríficos

A entidade defende que o fechamento de unidades industriais é um equívoco

Foto: Divulgação

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) encaminhou nesta quarta-feira, dia 13, um ofício para o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Fabiano Dallazen. O documento foi entregue via Federasul, com apoio do vice-presidente regional da Federação de Entidades Empresariais do RS na região, Renato Lauri Scheffler. A entidade defende que o fechamento de unidades industriais é um equívoco. Na semana passada, uma ação civil pública determinou a suspensão parcial do frigorífico Minuano e a paralisação total, por 15 dias do frigorífico BRF, ambos em Lajeado. 

O fechamento de cadeias produtivas de suíno e frango restringe as atividades econômicas de milhares de produtores familiares, de centenas de transportadores de insumos e transportadores dos animais vivos, além da flagrante violação ao bem-estar animal. O documento cita o relato de uma propriedade que deixou de abater mais de 1.350.000 aves (as quais, em não podendo mais ficar alojadas são enterradas, vivas e, caso o produtor não disponha mais de recursos para alimentá-las, se devoram,). O relato ainda diz que tiveram que ser descartados mais de 1 milhão de pintos, somente nesta semana, por falta de alojamento nos aviários que, normalmente, estariam vazios e higienizados para recebe-los.

Preocupa ainda o efeito multiplicador dessas paralisações na nossa região, em todos os setores da economia local, com reflexos diretos no bem-estar social e, de direito à vida, em todos os sentidos envolvidos. Além disso, de acordo com as indústrias, os funcionários estão sob controle e monitoramento, com assistência da empresa (em caso de confirmação da Covid-19) e com o fechamento estariam fora de qualquer controle eficaz, aumentando o risco à vida dos trabalhadores das indústrias fechadas, assim como dos seus familiares e dos que com eles convivem.

Por fim, a CIC Vale do Taquari solicita uma maior discussão entre as promotorias de justiça, classe produtora e indústria para implantação dos melhores mecanismos de funcionamento nas empresas afim de evitar o fechamento das atividades.

AI

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Droga seria transportada até Novo Hamburgo

Denúncia feita pelo WhatsApp da BM levou a polícia até o endereço onde a mulher estava

Mãe de Rafael Mateus Winques, 11 anos, confessou ter matado o filho

São 12 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio e em São Paulo