CIC VT apela para a procuradoria-geral de Justiça do Rio Grande do Sul para solicitar a reabertura dos frigoríficos
A entidade defende que o fechamento de unidades industriais é um equívoco

A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC Vale do Taquari) encaminhou nesta quarta-feira, dia 13, um ofício para o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Dr. Fabiano Dallazen. O documento foi entregue via Federasul, com apoio do vice-presidente regional da Federação de Entidades Empresariais do RS na região, Renato Lauri Scheffler. A entidade defende que o fechamento de unidades industriais é um equívoco. Na semana passada, uma ação civil pública determinou a suspensão parcial do frigorífico Minuano e a paralisação total, por 15 dias do frigorífico BRF, ambos em Lajeado.
O fechamento de cadeias produtivas de suíno e frango restringe as atividades econômicas de milhares de produtores familiares, de centenas de transportadores de insumos e transportadores dos animais vivos, além da flagrante violação ao bem-estar animal. O documento cita o relato de uma propriedade que deixou de abater mais de 1.350.000 aves (as quais, em não podendo mais ficar alojadas são enterradas, vivas e, caso o produtor não disponha mais de recursos para alimentá-las, se devoram,). O relato ainda diz que tiveram que ser descartados mais de 1 milhão de pintos, somente nesta semana, por falta de alojamento nos aviários que, normalmente, estariam vazios e higienizados para recebe-los.
Preocupa ainda o efeito multiplicador dessas paralisações na nossa região, em todos os setores da economia local, com reflexos diretos no bem-estar social e, de direito à vida, em todos os sentidos envolvidos. Além disso, de acordo com as indústrias, os funcionários estão sob controle e monitoramento, com assistência da empresa (em caso de confirmação da Covid-19) e com o fechamento estariam fora de qualquer controle eficaz, aumentando o risco à vida dos trabalhadores das indústrias fechadas, assim como dos seus familiares e dos que com eles convivem.
Por fim, a CIC Vale do Taquari solicita uma maior discussão entre as promotorias de justiça, classe produtora e indústria para implantação dos melhores mecanismos de funcionamento nas empresas afim de evitar o fechamento das atividades.
AI
Últimas Notícias
Próximo ao corpo havia um carro incendiado
Um homem acabou sendo preso na ação
Gaúcho de Santa Maria, chega para substituir Renato Portaluppi
Em Estrela o sinistro ocorreu no Bairro Pinheiros, e em Marques de Souza, em uma área às margens da BR-386
Ainda não há comentários