Giro do Vale / Política

Governo nomeia Rolando Alexandre de Souza para a direção da Polícia Federal

Decisão foi publicada na edição desta segunda do Diário Oficial da União

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira, dia 4, o delegado Rolando Alexandre de Souza para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dessa forma, ele fica exonerado de sua posição como secretário de Planejamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, Rolando é o atual secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Investigação, considerado “braço direito” do diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem, que havia sido a indicação de Bolsonaro para assumir PF. A nomeação de Ramagem foi suspensa pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que aceitou um pedido de mandado de segurança do PDT contra a posse. 

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro deixou o comando da pasta após a exoneração de Maurício Valeixo do cargo, por alegar que escolha de Ramagem para PF seria uma interferência de Bolsonaro na corporação.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes argumenta provável desvio de finalidade do ato da nomeação. “Analisando os fatos narrados, verifico a probabilidade do direito alegado, pois, em tese, apresenta-se viável a ocorrência de desvio de finalidade do ato presidencial de nomeação do diretor da Polícia Federal, em inobservância aos princípios da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”, escreveu o ministro.

Bolsonaro disse que “não engoliu” decisão do ministro. “Não é essa a forma de tratar um chefe do executivo que não tem uma acusação de corrupção que faz tudo o possível por seu país”, afirmou. O presidente negou acusação e disse que acesso a conhecimento de inteligência produzido pela instituição, o que lhe foi “dificultado”, é permitido por lei. 

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Contaminação do produto pode provocar uma nova queda das exportações brasileiras

Técnico Eduardo Coudet deve escalar nesta quinta-feira o que tiver de melhor à disposição

Confira as explicações a algumas das principais dúvidas relacionadas ao novo cronograma de retomada das escolas

Estado registrou 68 novos óbitos apenas nas últimas 24 horas