Giro do Vale / Geral

PF faz operação na residência oficial do governador do Rio de Janeiro

São 12 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio e em São Paulo

Foto: Divulgação

Agentes da Polícia Federal (PF) estão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, na manhã desta terça-feira, dia 26. A operação Placedo está relacionada com a investigação sobre possíveis fraudes na construção de hospitais de campanha no Estado.

A ação é comandada por agentes da PF de Brasília e foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). São 12 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio e em São Paulo — a PF não informa se Witzel é alvo de alguma ordem judicial.

As investigações indicam a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha, para enfrentamento da pandemia de coronavírus, e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio.

Witzel afirmou que não cometeu irregularidades e apontou interferência do presidente Jair Bolsonaro na investigação. Ele apontou como evidência da interferência o fato de a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) ter mencionado na segunda (25), à Rádio Gaúcha, ações iminentes da PF contra governadores.

“Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará. A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada”, disse o governador, em nota.

Leia na íntegra a nota do governador Wilson Witzel:

“Não há absolutamente nenhuma participação ou autoria minha em nenhum tipo de irregularidade nas questões que envolvem as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal. Estranha-me e indigna-me sobremaneira o fato absolutamente claro de que deputados bolsonaristas tenham anunciado em redes sociais nos últimos dias uma operação da Polícia Federal direcionada a mim, o que demonstra limpidamente que houve vazamento, com a construção de uma narrativa que jamais se confirmará. A interferência anunciada pelo presidente da república está devidamente oficializada. Estou à disposição da Justiça, meus sigilos abertos e estou tranquilo sobre o desdobramento dos fatos. Sigo em alinhamento com a Justiça para que se apure rapidamente os fatos. Não abandonarei meus princípios e muito menos o Estado do Rio de Janeiro”.

Gaúcha ZH

Ainda não há comentários

Últimas Notícias

Carro foi totalmente consumido pelas chamas e condutor precisou atendimento por apresentar dificuldade respiratória

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados

O Vale do Taquari terá sol, e momentos de nublado, e não se afasta a possibilidade de instabilidade

Após denúncia, Polícia Civil cumpriu diligência em uma residência do bairro São Jorge