Giro do Vale / Geral

Novo decreto do Estado possibilita que municípios flexibilizem regras do distanciamento

Prática esportiva é um dos exemplos que pode ter mudança nos protocolos sanitários

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O novo decreto editado pelo Governo do Estado permite aos municípios com bandeira amarela e laranja estabelecer regras próprias para lidar com diferentes circunstâncias na administração da quarentena. Contudo, o Palácio Piratini fixou requisitos cumulativos para aprovações dos sistemas locais, cuja liberação dependerá de aval unânime da Secretaria de Saúde e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Na prática, o gestor que desejar mudar critérios de distanciamento, ocupação dos espaços públicos e privados, modelos de operação, entre outros protocolos, terá de apresentar um detalhado plano ao governo do Estado.

Baseado em justificativas técnicas e científicas e prevendo medidas de compensação às eventuais liberações propostas, a nova estratégia deverá ser assinada por um responsável técnico e será submetida à comissão do governo do Estado. Não é necessário um aval prévio do governo para que os modelos sejam implementados. No entanto, se algum dos requisitos não forem cumpridos o município será notificado.

Atividades esportivas, como o futebol, estão entre aquelas que podem ter os protocolos sanitários alterados.

GaúchaZH

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Tricolor pode ter mudanças na meta e no meio de campo para enfrentar os paulistas

Pessoas que estariam organizando um encontro chamado de “Festa Clandestina 27” serão investigados pela Polícia Civil

Um grupo de 19 pessoas foi flagrado no local ouvindo som alto. Também foram localizados entorpecentes durante a revista pessoal

A aplicação da vacina deve ser agendada pelo telefone 3766-1640, ou diretamente na Sala de Vacina, na UBS Centro.