Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio só empata com o Fortaleza e desperdiça chance de encostar no São Paulo

Resultado de 0 a 0 mantém Tricolor fora do G-4 do Brasileirão

Foto: Lucas Uebel / Divulgação

O Grêmio até poderia dormir na vice-liderança do Brasileirão. E chegou a criar as melhores chances na partida diante do Fortaleza, na noite deste sábado, no Castelão, pela 28ª rodada da competição. No entanto, não criou o suficiente, e a partida acabou empatada em 0 a 0, desperdiçando a chance de encostar no líder São Paulo.  

O Tricolor até chegou a marcar no fim do primeiro tempo, com Pepê. No entanto, o gol acabou anulado pelo VAR, após muita demora para consulta de impedimento do atacante. Com o resultado, o Grêmio fica fora do G4: segue na quinta posição na tabela, com 49 pontos. O Tricolor volta a campo para enfrentar o Palmeiras, na próxima sexta-feira, às 21h30min, no Allianz Parque. 

Times criam pouco, e partida vai ao intervalo em 0 a 0 

O técnico Renato Portaluppi mandou a campo um time misto para enfrentar o Fortaleza. Paulo Miranda e Rodrigues formaram a dupla de zaga. A armação ficou por conta de Pinares, responsável por municiar Alisson, Pepê e a outra novidade, o atacante Churín. Na lateral-direita, foi promovido o retorno de Victor Ferraz, que ficou de fora da última partida pelo Brasileirão, diante do Bahia. 

O Grêmio começou melhor a partida, ficando com a bola nos minutos iniciais. E criou duas chances para marcar nos primeiros 15 minutos. Primeiro, após bate rebate na grande área, a bola sobrou para Churín, sem goleiro. Coube ao zagueiro Wanderson fechar a batida e evitar o gol. Depois, Pepê foi lançado em profundidade e bateu cruzado, na rede pelo lado de fora. 

O Fortaleza, esbarrando na sua limitação técnica, pouco criou. A melhor chance da equipe saiu em jogada pela esquerda. Wellington Paulista tabelou com Romarinho, e quando recebeu de volta, bateu forte, obrigando Paulo Victor a espalmar. No rebote, Gabriel Dias chutou de primeira, por cima do travessão. 

Um dos lances que mais chamou a atenção na etapa inicial, diante das poucas chances criadas, ocorreu fora de campo, envolvendo Renato Portaluppi. Após o lateral Carlinhos evitar a saída de bola próximo ao banco de reservas, o treinador do Grêmio segurou o jogador e impediu que ele retornasse ao campo para prosseguir com a jogada. Por conta disso, acabou advertido com cartão amarelo. 

Em um dos últimos lances do primeiro tempo da partida, o Grêmio até chegou a vencer a barreira imposta pelo Fortaleza. Aos 45 minutos, Churín se aproveitou de erro da saída dos donos da casa  e lançou Pepê. No entanto, demorou demais para fazer o passe. O atacante até chegou a encobrir o goleiro Felipe Alves, com categoria. No entanto, após muita demora para tirar a dúvida, o VAR traçou a linha e flagrou impedimento, mantendo a partida em 0 a 0 ao intervalo.

Empate permanece no segundo tempo 

No segundo tempo, a tendência se manteve. As melhores chances foram novamente do Grêmio. Primeiro, em cobrança de falta, Pinares bateu colocado, muito perto do travessão, e o goleiro Felipe Alves apenas observou e torceu para ela não entrar. Depois, novamente na bola parada, Alisson cruzou no capricho no segundo pau. Mas, para azar do Grêmio, quem estava lá era o zagueiro Rodrigues, que pegou mal na bola e perdeu boa chance.

Para seguir com vantagem no meio e oxigenar no setor, Renato promoveu duas trocas. Lançou a campo o coringa Thaciano e o volante Darlan, e sacou Pinares, já com dores, e Lucas Silva. Em um primeiro momento, a alteração funcionou. Thaciano participou das jogadas e chegou com vontade à frente, obrigando inclusive o goleiro Felipe Alves a fazer boa defesa em contra-ataque puxado por Pepê. 

Apesar disso, o time não criou mais chances claras de gol, e caiu de produção. Para tentar explorar a velocidade e buscar o ataque, Renato Portaluppi optou por utilizar o rápido Ferreira, já após os 30 da etapa final. O jogador até teve uma chance de finalizar, batendo de fora da área e obrigando Felipe Alves a fazer boa defesa. Apesar disso, a partida acabou mesmo empatada em 0 a 0, e o Tricolor desperdiçou a chance de encostar no líder São Paulo. 

Campeonato Brasileiro – 29ª rodada

Fortaleza 0 
Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Vanderson e Carlinhos; Ronald (Derley), Felipe, João Paulo (Yuri Cesar); Osvaldo (Bruno Melo), Wellington Paulista (Igor Torres) e Romarinho. Técnico: Enderson Moreira

Grêmio 0
Paulo Victor; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Rodrigues e Cortez; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique, Pinares (Thaciano), Alisson e Pepê; Churín (Ferreira). Técnico: Renato Portaluppi

Cartões amarelos: Felipe, Derley, João Paulo e Wellington Paulista (Fortaleza); Renato Portaluppi, Lucas Silva e Paulo Miranda (Grêmio) 
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Data e hora: 09/01, às 21h30min

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Prisão ocorreu instantes depois de terem feito uma idosa de 80 anos de vítima

Ambos possuem extensa ficha criminal por furtos em veículos

Colorado entra em campo às 19h15min, no estádio Hernando Siles