Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

PATRAM flagra crime ambiental na Barragem em Bom Retiro do Sul

Foto: Divulgação

Policiais da Patrulha Ambiental (PATRAM) da Brigada Militar realizaram vistoria na manhã desta segunda-feira, dia 15, após denúncia de mortandade de peixes nas galerias da escada da Barragem Eclusa em Bom Retiro do Sul.

Chegando no local, os policiais fizeram contato com o responsável pela barragem, que acompanhou a vistoria. Foi constatado que centenas de peixes, a maioria da espécie pintado, morreram por falta de oxigenação nos compartimentos da escada utilizada pelos animais para acessarem da parte jusante para montante do Rio Taquari.

Foto: Divulgação

A falta de oxigenação ocorreu porque foi baixado o nível do rio, com a intenção de realizar o conserto de um portão da eclusa que está danificado, e dessa não possibilitando a passagem de barcos pelo local.

Segundo o sargento Adilson Brum da PATRAM, a manobra foi realizada de forma irregular.

“Os peixes deveriam ter sido removidos manualmente desse local, e não poderia ter intervenção mesmo que fosse emergencial desse jeito, tinha que ter um plano de ação para evitar danos a fauna”, destaca.

Sargento Adilson Brum

Licença vencida

Também foi verificado que a Licença de Operação da barragem, emitida pela FEPAM, estava vencida. Os policiais confeccionaram Notificação Ambiental para que paralisassem as manobras realizadas sem as medidas com plano de ação ambiental, além de um Termo Circunstanciado para o DNIT. O Relatório Ambiental será encaminhado para o Fórum, Promotoria Pública e FEPAM.

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também