Giro do Vale / Destaque / Geral

PRF realiza Operação Semana Santa 2021

Restrições na ponte sobre o Arroio Boa Vista, na BR-386 em Estrela, poderão causar grandes filas nos dois sentidos

Foto: Divulgação / PRF

A Polícia Rodoviária Federal começa nesta quinta-feira, dia 1º, a Operação Semana Santa, que se estende até o domingo, dia 4, às 23h59. O reforço nas operações e no policiamento, porém, já estão ocorrendo desde domingo, dia 28.

Na região de abrangência da Delegacia em Lajeado, a PRF trabalhará para que não ocorram acidentes graves, bem como no intuito de permitir uma melhor fluidez no trânsito. O bloqueio parcial existente no km 350 da BR-386, na ponte sobre o Arroio Boa Vista, em Estrela, pode gerar congestionamento significativo de veículos em ambos os sentidos da rodovia. Vale lembrar que no sentido interior-capital está permitida a passagem de veículos com até 57 toneladas e 2,60 metros de largura. Já no sentido capital-interior, o local está liberado somente para os veículos leves. Para o tráfego nos dois sentidos está sendo utilizada apenas a pista do sentido interior – capital, havendo, portanto, afunilamento em ambos os sentidos da via.

Os dias e horários de maior fluxo de veículos deverão ser quinta-feira (metade da tarde até a noite), sexta-feira (pela manhã) e domingo (iniciando já no começo da tarde e se estendendo até a noite). As ações da PRF serão intensificadas especialmente nesses dias e horários, bem como nos trechos de maior índice de acidentalidade.

O foco será a fiscalização de infrações que geram maior risco ou potencializam as lesões nos acidentes, como embriaguez ao volante, ultrapassagem indevida, uso do celular e a correta utilização do cinto de segurança. Além das atividades de fiscalização de trânsito e combate ao crime, será dada atenção especial à educação para o trânsito, mediante as abordagens educativas.

Antes de viajar: tenha certeza de que o veículo esteja regularizado e revisado, principalmente com relação a freios e suspensão. Antes de sair, cheque os pneus e os sistemas de iluminação e sinalização. Não faça ingestão de bebidas alcoólicas e descanse bem. Planeje sua viagem, com pontos de parada.

Durante a viagem: tenha calma, acredite na sinalização, e a respeite. Mantenha a velocidade regulamentar, só ultrapasse em locais permitidos e com visibilidade suficiente. Não deixe o celular ser uma distração, configure ou guarde-o para que chamadas, mensagens ou notificações não chamem a sua atenção enquanto você estiver dirigindo. Priorize viajar durante o dia, nos horários de menor movimento. Procure manter-se na mesma faixa de rolamento, sem mudanças bruscas de direção. Só ultrapasse em locais permitidos e com a certeza de que conseguirá realizar a manobra com segurança.

Abordagem policial: obedeça às ordens dos agentes, não faça movimentos bruscos, abra os vidros do carro para ser melhor visualizado e, à noite, ligue a luz interna.

Em caso de acidente: se não houver feridos, retire os veículos da pista imediatamente. Você pode fazer a ocorrência pela internet. Havendo feridos, sinalize e avise a PRF.

Restrição em pista simples para veículos de carga com dimensão excedente:

  • quinta-feira, dia 1º, das 16h às 22h;
  • sexta-feira, dia 2, das 6h às 12h;
  • domingo, dia 4, das 16h às 22h.

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Prisão ocorreu instantes depois de terem feito uma idosa de 80 anos de vítima

Ambos possuem extensa ficha criminal por furtos em veículos

Colorado entra em campo às 19h15min, no estádio Hernando Siles