Giro do Vale / Esporte / Grêmio

Grêmio vence o Inter de virada no Beira-Rio e fica em vantagem na decisão do Gauchão

Diego Souza e Ricardinho marcaram os gols do Tricolor e Thiago Galhardo, o tento do Inter

Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação

O Grêmio venceu o Inter, por 2 a 1, de virada, na tarde deste domingo, no estádio Beira-Rio, e largou em vantagem na disputa do título do Gauchão 2021. Diego Souza e Ricardinho, aos 43 minutos do segundo tempo, marcaram os gols do Tricolor que garantiu a primeira vitória da equipe sob o comando de Tiago Nunes no principal clássico do Estado. Edenilson abriu o placar.

Com a vantagem, o Grêmio garante o tetracampeonato Gaúcho com um empate na Arena, no próximo domingo. Para o Inter reverter a situação precisa vencer com dois gols de diferença no tempo normal. No caso de uma vitória colorada por um gol, a decisão será nos pênaltis.

O jogo de volta está marcado para às 16h. Antes, porém, na quinta-feira, às 21h, o Inter irá ao estádio Manuel Ferreira, no Paraguai, para enfrentar o Olímpia, em partida válida pela 5ª rodada do grupo B da Libertadores.

No mesmo dia, mas, às 21h30min, o Grêmio enfrenta o Aragua, no estádio Olímpico de La UCV, em Caracas, na Venezuela. O jogo é válido pela 5ª rodada do grupo H da Copa Sul-Americana.

Inter abre o placar em uma ligação direta defesa e ataque

O jogo começou com as duas equipes trocando passes no meio de campo para analisar o adversário. Como sempre ocorre em clássicos, muitas jogadas eram travadas com falta. Rapidamente, o Inter passou a ter a posse e circulando a bola. Já Grêmio a marcava a partir do meio de campo para contra-atacar em velocidade.

Aos 15 minutos, Moisés cometeu falta em Luiz Fernando, que sentiu muitas dores, deixou o gramado de maca e acabou sendo substituído por Léo Pereira. Cinco depois, Zé Gabriel errou um passe da defesa para o meio de campo para Thiago Galhardo, mas Geromel se antecipou e ficou com a bola. O zagueiro avançou em direção a intermediária colorada, passou “de viagem” por Dourado e bateu. A bola passou próximo ao poste direito de Lomba.

Com 25 minutos, o Colorado tinha 62% de posse de bola e, um minuto depois, abriu o placar com Thiago Galhardo. Cuesta lançou da defesa, nas costas de Ruan, Edenilson dominou, invadiu a área, e deu um toquinho por cima de Brenno. Antes da bola cruzar a linha da meta e de Geromel afastar, Thiago Galhardo empurrou para o fundo das redes. Inter 1 a 0 Grêmio.

Após o gol, o Grêmio partiu para cima e criou oportunidades, em especial com Ferreira pelo lado esquerdo ofensivo. Apesar das jogadas em velocidade pela lateral e os cruzamentos, nenhuma foi na direção do artilheiro Diego Souza, ficando para a defesa do Inter. O Colorado passou a esperar para ocupar melhor o campo e impedir as chegadas do adversário.

A melhor oportunidade do Tricolor ocorreu aos 51 minutos. Diogo Barbosa lançou do campo defensivo, Cuesta e Zé Gabriel marcando Diego Souza não conseguiram tirar a bola, que quicou no campo e foi parar em Matheus Henrique. O volante avançou em velocidade, invadiu a área e bateu, mas Marcelo Lomba salvou com o braço.

Diego Souza e Ricardinho marcam de cabeça e viram o Gre-Nal

A etapa final começou com o Grêmio propondo e o Inter aguardando para contra-atacar. Aos cinco, o tricolor criou a primeira oportunidade em uma falha de Lomba. Diogo Barbosa cruzou, o goleiro do Inter ficou no primeiro poste olhando a bola ir no segundo. Ela tomou a direção da meta, mas Moisés se antecipou e afastou o perigo com um chutão.

A resposta veio três minutos depois. Nonato roubou a bola no campo defensivo, tabelou com Edenilson e passou para Palácios dentro da área, o chileno deu um toque para o lado e bateu. A bola passou rente ao poste direito de Brenno.

O gol de empate do Grêmio saiu aos 13. Lucas Silva cobrou falta da esquerda de ataque, Diego Souza saltou mais alto que Zé Gabriel e cabeceou no canto inferior esquerdo de Lomba. Inter 1 a 1 Grêmio.

Após o gol do Tricolor, a equipe de Tiago Nunes passou a fazer uma meia pressão de intermediária a intermediária, para tentar ter espaços para contra-atacar. Já o Inter passou a ter dificuldades para criar jogadas ofensivas. Para tentar o gol, o Colorado busca as laterais para tentar furar a defesa gremista. Porém, ambos os times passaram a ter dificuldade de criar chances claras.

Aos 32, o Inter criou uma boa chance para voltar a frente no placar, mas o goleiro da Seleção Brasileira salvou com o pé. Após tentativas de afastar a bola dentro da área, ela caiu para Caio Vidal, que deu um toque para tirar Ruan da frente e chutou. Brenno salvou com o pé esquerdo.

O Grêmio virou o placar aos 43 min. Léo Pereira no bico da área cruzou para Ricardinho, na marca do pênalti, marcado por Lucas Ribeiro. O jovem atacante do Tricolor cabeceou e a bola passou por cima de lomba. Inter 1 a 2 Grêmio.

No último lance da partida, Caio Vidal fez a jogada pela direita de ataque e cruzou rasteiro para Marcos Guilherme, que entrava no segundo poste. Muito perto da meta do Grêmio, o atacante conseguiu chutar, a bola subiu e acerto o travessão de Brenno. Sem mais tempo, Anderson Daronco encerrou o Gre-Nal. 

Campeonato Gaúcho – 1ª partida da final

Inter (1)
Marcelo Lomba; Rodinei, Cuesta, Zé Gabriel (Lucas Ribeiro) e Moisés; Dourado, Edenilson, Nonato (Marcos Guilherme), Maurício (Praxedes) e Palacios (Yuri Alberto); Thiago Galhardo (Caio Vidal).
Técnico: Miguel Ángel Ramírez.

Grêmio (2)
Brenno; Rafinha, Geromel, Ruan e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Fernando Henrique), Matheus Henrique, Maicon (Darlan), Luiz Fernando (Léo Pereira) e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho). Técnico: Tiago Nunes.

Gols: Edenilson (25min/1ºT) e Diego Souza (13min/2ºT) e Ricardinho (43min/2ºT)
Cartões amarelos: Rodrigo Dourado e Praxedes (I); Fernando Henrique, Tiago Nunes, Ruan, Rafinha e Léo Pereira (G)
Cartões vermelhos: –

Árbitro: Anderson Daronco
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor e André Silva Bitencourt
Árbitro do VAR: Adriano Milczvkski (PR)

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime ocorreu no Bairro Santo Antônio, e autor fugiu após o crime

Carro foi removido ao depósito e a mulher foi conduzida à DPPA de Lajeado

Receita já informou os contribuintes sobre pendências

No Vale do Taquari, o sol aparece entre nuvens