Giro do Vale

Giro do Vale

quinta-feira, 25 de abril de 2024

BM evita plano ousado de fuga de apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas

Foto: Divulgação

Um possível plano de fuga de apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) pode ter sido evitado pela Brigada Militar na manhã desta quinta-feira, dia 28.

Agentes da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faziam uma escolta de risco, levando um apenado para o fórum de Porto Alegre e no caminho identificaram um veículo suspeito no acostamento do km 103 da RS-401, em Charqueadas. Era um Kia Cerato que tinha dois indivíduos em seu interior.

A Brigada Militar foi informada e quando chegou ao local, os homens haviam fugido. O carro tinha placas clonadas, e em seu interior foram encontradas munições, dois coletes balísticos e um suposto plano de fuga. A Polícia Rodoviária Federal também prestou a poio na ocorrência.

Em um croqui encontrado no carro há indícios de que dois apenados seriam resgatados. Um mapa da área do entorno da PASC indica como seria realizada a operação dos criminosos.

Informações preliminares dão conta de que um posto de combustível seria explodido às margens da rodovia, perto da ponte sobre o rio Jacuí, na região onde fica o complexo prisional de Charqueadas. Explosivos seriam detonados junto à Pasc. Grupos fortemente armados com fuzis e pistolas atirariam na guarda externa do estabelecimento prisional e fariam a contenção no entorno. Um helicóptero seria utilizado para o resgate dos apenados em local previamente definido nas imediações. Um caminhão tanque seria incendiado para impedir a aproximação de viaturas.

A rota de fuga possivelmente dos envolvidos incluiria Lajeado e Ronda Alta, sendo citada até a cidade paraguaia de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná.

A alta cúpula da segurança do Estado está reunida sob coordenação do vice-governador e secretário tratando do assunto, e em breve devem ser divulgadas mais informações.

GZH / Correio do Povo

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também