Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Temporais com vento de até 130 km/h causam estragos no Paraná

Foto: Divulgação

Fortes temporais atingiram diversas regiões do Paraná entre a noite de ontem e a madrugada de hoje com registro de estragos em consequência do granizo e fortes vendavais. Uma das cidades mais atingidas foi a de Mandaguaçu, na região de Maringá, onde um forte vendaval na madrugada de hoje colocou abaixo o Ginásio de Esportes Pedro Bioni, conhecido como “Abelhão”.

Intensas rajadas de vento acompanhadas de chuva forte e muitos raios afetaram ainda outras cidades do estado paranaense na última noite. No município de Assis Chateuabriand, estação meteorológica do Instituto Simepar registrou rajadas de vento de até 130 km/h. É muito provável que a localidade tenha sido atingida por um dowburst ou uma microexplosão atmosférica, fenômeno em que corrente de vento violenta desce de uma nuvem de tempestade e se espalha radialmente, trazendo danos.

Os fortes temporais que atingiram o Paraná foram consequência da chegada de uma frente fria ao estado. O sistema frontal, ao encontrar ar muito quente em sua dianteira com um centro de baixa pressão sobre o Mato Grosso do Sul, organizou linhas de instabilidade com temporais, alguns fortes a severos. Horas antes da mudança do tempo, na tarde da quarta-feira, a temperatura passou dos 34ºC no Oeste do Paraná.

Metsul
Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também