Giro do Vale / Geral

Última semana para pagar IPVA com desconto máximo

Prazo para o desconto máximo vai até o dia 30 de dezembro

Foto: Divulgação

Pagar o IPVA 2022 antecipado até o dia 30 de dezembro pode gerar ainda mais economia no bolso dos proprietários de veículos do Rio Grande do Sul. Isso porque há um desconto de 10% e não incorrerá na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários também deve ficar em 10%), gerando redução potencial de 20%.

O desconto pode ser ainda maior para os contribuintes com direito aos benefícios de Bom Motorista, podendo chegar a uma redução de até 15%, e Bom Cidadão, desconto de até 5%. Se o proprietário de veículo tiver direito a todos os descontos máximos, a redução pode ser de até 34,63% sobre o valor total do IPVA.

Caso opte pelo parcelamento em seis vezes, outra novidade do IPVA 2022, o valor será dividido em parcelas sem juros, e pode ainda contar com os descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3% respectivamente

O tributo pode ser quitado em agências de banco conveniados, via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil, além do Pix, novidade adotada neste ano.

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagos separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Consultas de valores

Os dados relativos ao veículo como valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

• Quem paga IPVA
Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2003, exceto os isentos em lei.
• Como pagar
Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito, se houver.
• Onde pagar
Banrisul, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). Opção de Pix disponível.

NOVOS DESCONTOS ANTECIPACAO

ALÍQUOTAS DO IPVA
3% – automóveis e camionetas
2% – motocicletas
1% – caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetas para locação.

FROTA
Total do Estado 2021: 7.262.038
Pagante de IPVA: 53,9%
Isenta de IPVA: 46,1%

Ascom Governo RS

Ainda não há comentários

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição