Giro do Vale / Destaque / Economia

Reajuste de 8,41% na tarifa da RGE Sul entra em vigor nesta quarta

Reajuste tarifário anual foi aprovado pela Aneel nesta terça-feira

Governo deve aumentar conta de luz para sanar dívida de distribuidoras de energia elétrica
Foto: Marcello Casal Junior / Agência Brasil / Divulgação

Entram em vigor nesta quarta-feira, dia 22, as novas tarifas da RGE Sul, com reajuste de 8,41% para o consumidor residencial. A mudança foi aprovada pela diretoria colegiada da Aneel nesta terça-feira.

O valor considera a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras, aprovado hoje em reunião de diretoria da Agência, que consiste no repasse de R$ 5 bilhões de capitalização da Eletrobras para atenuar os impactos tarifários dos reajustes. Conforme o governo federal, também contribuíram para atenuar o reajuste a devolução dos valores de ICMS cobrados dos consumidores de energia elétrica e os recursos da Conta Escassez Hídrica.

Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, encargos setoriais e custos com distribuição.

O índice aplicado no reajuste é de 9,31% para a classe de consumo de baixa tensão em média, e 14,26% para a de alta tensão em média. O efeito médio para o consumidor é de 10,98%.

A empresa atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras. São 687 municípios na área de concessão que abrange os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. No RS, a RGE é responsável por distribuir energia em 66% do estado, incluindo 381 cidades.

Correio do Povo

Ainda não há comentários

Envie-nos o seu comentário

Publicidade

Últimas Notícias

Crime foi registrado no Bairro Vale dos Pinheiros

As duas vítimas fatais estavam em uma Parati com placa de Cruzeiro do Sul

Estado também terá o avanço de ar frio e seco neste final de semana

Após vitória com autoridade, Colorado é terceiro colocado, com 24 pontos e segue na caça aos líderes da competição