Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Reunião entre prefeito e Sindicato dos Funcionários públicos de Bom Retiro do Sul termina sem novidades

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Na manhã desta terça-feira, dia 28, o prefeito Pedro Aelton Wermann reuniu-se em seu gabinete com representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Bom Retiro do Sul e vereadores para discussão de algumas pautas de reivindicação da categoria. O encontro terminou sem novidades expressivas e com a promessa de uma nova reunião na próxima semana para nova discussão dos anseios dos trabalhadores.

Uma das pautas do encontro foi o repasse da contribuição sindical que o município faz atualmente. Conforme decisão judicial, a prefeitura vinha realizando o depósito para uma Federação, porém o sindicato local é vinculado à outra. A regularização desse repasse é um dos objetivos imediatos da entidade representante da classe.

O que diz respeito a reposição salarial, os representantes da categoria haviam pedido 4% de ganho real, porém, segundo a presidente do Sindicato Aline Fereira, tendo em vista a queda de arrecadação justificada pelo Governo Municipal, o sindicato cedeu e pede 2% de ganho real. Nesta questão o prefeito explicou que já chegou onde pode e que nas questões que geram impacto financeiro não serão alteradas do que já foi encaminhado ao Legislativo para votação. A proposta apresentada no Projeto de Lei é de reposição de 6,58% para o funcionalismo.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Outra cobrança da categoria diz respeito aos benefícios dos trabalhadores. Está sendo pedido aumento de 50% no vale-feira, que corresponde a R$ 10,00. O sindicato ainda quer que seja revista a proposta do vale-refeição onde está vinculada a assiduidade do funcionário. Atualmente, se o trabalhador faltar dois dias de serviço, perde este benefício em sua totalidade. Está sendo pedido que o desconto ocorra proporcional ao número de dias faltados, e não em sua totalidade como ocorre. A entidade argumenta que esta medida não gera impacto financeiro aos cofres municipais, por isso entende que seja viável.

Novos laudos periciais

Uma demanda que preocupa a classe trabalhadora é quanto a realização de novos laudos periciais para os cargos que exercem. Um laudo realizado acabou retirando a insalubridade de alguns servidores, que segundo entendimento dos sindicalistas, realizam atividades insalubres e estariam deixando de receber por isso. Wermann acenou com a possibilidade de estudar a realização de uma nova perícia. A presidente do sindicato se manifestou dizendo que pretende acompanhar a perícia para garantir que será feita da forma correta, bem como para conhecer melhor as funções desempenhadas dentro do serviço público municipal.

Aline ainda cobrou o prefeito a falta de discussão dos índices com o sindicato antes do encaminhamento do Projeto de Lei que prevê a reposição salarial, entre outros itens. Ela considerou falta de respeito com a entidade representante de classe.

Ficou agendada para a quarta-feira, dia 6, uma nova reunião entre o Executivo e o sindicato para a apresentação de um posicionamento do Governo Municipal referente as solicitações encaminhadas.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também