Dilma reúne ministros para avaliar cortes no Orçamento
- porJuliano Beppler da Silva
- 18 de maio de 2015
- 9 anos
A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se no domingo, dia 17, no Palácio da Alvorada, com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Eles chegaram no Alvorada por volta das 15h30. A reunião terminou por volta das 19h. Os ministros e assessores da Presidência deixaram o Palácio da Alvorada sem falar com a imprensa. O objetivo da reunião foi avaliar os cortes no Orçamento para o cumprimento do ajuste fiscal anunciado pelo governo.
O Executivo tem até o fim desta semana para anunciar o valor do contingenciamento orçamentário e onde serão efetuados os cortes que possibilitarão cumprir o ajuste fiscal pretendido. Com esse esforço, o governo pretende criar condições para que, a partir de 2016, o país volte a crescer.
A expectativa é que esse corte no Orçamento da União oscile entre R$ 60 bilhões e R$ 80 bilhões. Por regra, o contingenciamento precisa ser anunciado no prazo de 30 dias contados a partir da sanção presidencial ao Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional. O bloqueio das verbas valerá até o final do ano.
Os cortes deverão ser anunciados nesta semana. Enquanto não forem publicados, vale o decreto que limita os gastos discricionários (não obrigatórios) entre janeiro e abril aos montantes gastos nos mesmos meses de 2014.
Agência Brasil
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Polícia Federal cumpre mandados de busca em Bom Retiro do Sul
- 9 de outubro de 2024
- 19 horas
Confira os nove vereadores eleitos em Bom Retiro do Sul
- 7 de outubro de 2024
- 3 dias
Ainda não há comentários