Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Inter e Grêmio decidem o Gauchão no Beira-Rio

Foto montagem: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto montagem: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Quando a tarde de domingo estiver chegando ao fim, o Gauchão conhecerá o seu novo campeão. O jogo colocará frente a frente, a partir das 16h, no Beira-Rio, os dois maiores clubes do Estado em condições de real igualdade. Desta vez, não há um desnivelamento de outros clássicos. Inter e Grêmio chegam praticamente completos, ambos em momentos favoráveis. O equilíbrio se manteve na Arena, palco de um 0 a 0 no domingo passado. Não há ingressos à venda desde meados da semana passada e é possível que o recorde de público do Beira-Rio remodelado seja quebrado. Antes do clássico, a gangorra mostra-se equilibrada, mas cada um dos clubes viverá consequências próprias dos acontecimentos da tarde.

Envolvido na Libertadores, o título gaúcho significaria tranquilidade e confiança para os próximos compromissos do Inter. “Conquistar o título seria muito bom, mas de qualquer forma, não teremos tempo nem de lamentar nem de comemorar. Aqui tem tanto jogo que não dá tempo de nada”, observa o técnico Diego Aguirre. Recém-chegado ao Brasil, o técnico colorado conquistou o grupo de jogadores com seu estilo franco e sem truculência. No entanto, enfrentou resistência externa — e até de dirigentes colorados — em seus primeiros tempos no Beira-Rio. A pressão pode voltar caso tropece diante do Grêmio diante de praticamente 40 mil colorados, o que encerraria uma sequência de quatro títulos gaúchos.

Volta olímpica inédita

Reinaugurado em 2014, o Beira-Rio ainda não viu o time colorado — e nenhum outro — dar a volta olímpica e levantar uma taça de campeão. Vencer dentro de casa e ficar com o primeiro título em sua nova casa é questão de honra para os colorados. “Os jogadores merecem o título. Vamos dar o máximo para ele acontecer”, disse Aguirre.

Pelo lado do Grêmio, O título seria o selo de qualidade para o projeto de austeridade adotado pela gestão do presidente Romildo Bolzan Júnior desde o início do ano. O planejamento sempre foi visto com um certo receio. As desconfianças aumentaram com o início ruim no Gauchão, com três derrotas nas cinco primeiras rodadas. A equipe ganhou alguns reforços e foi encorpando. A conquista ajudaria a corroborar com o planejamento da direção.

Jejum amargo

O Grêmio não levanta uma taça desde 2010. O Campeonato Gaúcho daquele ano, conquistado ainda sob o comando de Silas após vencer no Beira-Rio por 2 a 0 e uma derrota por 1 a 0 no estádio Olímpico, foi o último título do clube. Deste então, na sequência do tetra colorado, perdeu na final duas vezes, em 2011 e 2014, e nas outras duas não chegou sequer a decisão do torneio.

A dois meses de completar um ano da derrota por 7 a 1, Felipão pode comemorar o seu primeiro título após a derrota para a Alemanha na Copa do Mundo de 2014. Muitos consideravam que a sua carreira estava acabada após a goleada com a Seleção. Ele veio para o único clube que poderia abrigá-lo. Nunca sofreu contestações dos gremistas. Seria a volta por cima do treinador.

Campeonato Gaúcho – Final

Inter
Alisson; William, Ernando, Alan Costa, Geferson; Dourado, Aránguiz, D’Alessandro, Valdívia; Eduardo Sasha e Nilmar
Técnico: Diego Aguirre

Grêmio
Marcelo Grohe; Matías , Rhodolfo, Erazo, M. Oliveira; Fellipe Bastos, Maicon, Giuliano, Douglas; Luan e Braian
Técnico: Luis Felipe Scolari

Local: Beira-Rio
Horário: 16h
Árbitro: Leandro Vuaden

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também