Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

Bom Retiro do Sul terá grupo de prevenção a recaída a partir de julho

Com longa experiência, Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Com longa experiência, Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

“A Tribo da Esquina” deve iniciar as atividades no mês de julho em Bom Retiro do Sul. O projeto consiste na criação de um grupo de prevenção a recaída, que trabalhará com pessoa que já tiveram dependência química. O consultor em dependência química Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros.

Os encontros ocorrerão semanalmente, por duas horas em um período de 12 meses. Os participantes receberão as orientações de acordo com o modelo Minnesota de tratamento. Serão 12 pessoas em cada grupo e dois integrantes ocuparão vagas sociais – sem precisar pagar para participar. O material didático será dado pelo curso tendo como base o Manual de Prevenção a Recaída de Dr. Manoel Bertolote, Dr. Paulo Knapp e colaboradores.

O Minnesota trabalha os aspectos desintoxicação, internação e prevenção. Breuner explica que trabalhou durante anos com esse modelo de tratamento, e mais do que isso, também passou por ele. “Eu acredito muito nesse modelo de tratamento, pois foi com ele que me recuperei”.

Atualmente no Brasil, esse modelo de tratamento só é utilizado em São Paulo. Antigamente a Central de Lajeado também realizava essa prática na busca pela prevenção de recaídas.

Ainda será anunciada a data de início, e local para as inscrições daqueles que desejam participar do grupo. Na medida que a procura for ocorrendo, serão abertos novos grupos de trabalho.

Experiência

Breuner já trabalha há vários anos nessa área de prevenção e recuperação de dependentes. Cerca de 3 mil pessoas já passaram pelos grupos com os quais ele trabalhou na Central em Lajeado, em Novo Hamburgo, Porto Alegre e também nos estados de São Paulo e Goiás.

Parceiros

O coordenador do projeto faz um agradecimento especial a todos que estão colaborando de alguma forma para que “A Tribo da Esquina” possa realizar esse trabalho no município. Suzi Stürmer é uma das colaboradoras que conseguiu mobilizar várias pessoas da comunidade para fazerem doações como mesas e cadeiras, e até mesmo contribuição financeira para ajeitar o prédio onde serão realizados os encontros, ao lado da antiga prefeitura no Centro Cidade Baixa.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também