Bom Retiro do Sul terá grupo de prevenção a recaída a partir de julho
- porJuliano Beppler da Silva
- 5 de junho de 2015
- 9 anos
“A Tribo da Esquina” deve iniciar as atividades no mês de julho em Bom Retiro do Sul. O projeto consiste na criação de um grupo de prevenção a recaída, que trabalhará com pessoa que já tiveram dependência química. O consultor em dependência química Nelson José Breuner (74) será o responsável pela condução dos encontros.
Os encontros ocorrerão semanalmente, por duas horas em um período de 12 meses. Os participantes receberão as orientações de acordo com o modelo Minnesota de tratamento. Serão 12 pessoas em cada grupo e dois integrantes ocuparão vagas sociais – sem precisar pagar para participar. O material didático será dado pelo curso tendo como base o Manual de Prevenção a Recaída de Dr. Manoel Bertolote, Dr. Paulo Knapp e colaboradores.
O Minnesota trabalha os aspectos desintoxicação, internação e prevenção. Breuner explica que trabalhou durante anos com esse modelo de tratamento, e mais do que isso, também passou por ele. “Eu acredito muito nesse modelo de tratamento, pois foi com ele que me recuperei”.
Atualmente no Brasil, esse modelo de tratamento só é utilizado em São Paulo. Antigamente a Central de Lajeado também realizava essa prática na busca pela prevenção de recaídas.
Ainda será anunciada a data de início, e local para as inscrições daqueles que desejam participar do grupo. Na medida que a procura for ocorrendo, serão abertos novos grupos de trabalho.
Experiência
Breuner já trabalha há vários anos nessa área de prevenção e recuperação de dependentes. Cerca de 3 mil pessoas já passaram pelos grupos com os quais ele trabalhou na Central em Lajeado, em Novo Hamburgo, Porto Alegre e também nos estados de São Paulo e Goiás.
Parceiros
O coordenador do projeto faz um agradecimento especial a todos que estão colaborando de alguma forma para que “A Tribo da Esquina” possa realizar esse trabalho no município. Suzi Stürmer é uma das colaboradoras que conseguiu mobilizar várias pessoas da comunidade para fazerem doações como mesas e cadeiras, e até mesmo contribuição financeira para ajeitar o prédio onde serão realizados os encontros, ao lado da antiga prefeitura no Centro Cidade Baixa.
Giro do Vale
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Bombeiros localizam corpo carbonizado durante combate a incêndio em Taquari
- 27 de setembro de 2024
- 1 semana
Câmara aprova manutenção de aproximadamente 200 contratados, a maioria na Educação
- 27 de setembro de 2024
- 1 semana
Ainda não há comentários