Giro do Vale

Giro do Vale

domingo, 28 de abril de 2024

“Sexualidade e Adolescência” foi tema de Palestra na Escola Isabel Luiza Bittencourt

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No final do mês de maio, alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano, da Escola Municipal Isabel Luiza Bittencourt, participaram de palestra sobre a sexualidade. A direção da escola, preocupada com a demanda de situações relacionadas ao tema, entre os adolescentes, buscou uma parceria voluntária com a psicóloga Jeniffer Harth para propor um momento de esclarecimento entre os jovens.

As palestras ocorreram para os alunos da manhã e da tarde, sendo que aos estudantes de 6º e 7º ano foi apresentado o tema “O que está acontecendo comigo?”, onde foram abordadas as mudanças corporais que se iniciam na fase da puberdade. Já para os alunos do 8º e 9º ano, foi apresentado o tema “Sexualidade e adolescência”, abordando diferentes questões relacionadas à vida sexual a partir da adolescência, além de aspectos psicológicos muitos importantes nessa etapa da vida.

“Momentos como esses se fazem necessários no ambiente escolar, pois muitas vezes os jovens não conversam a respeito com os pais em casa, também não se sentem à vontade para perguntar ao professor. É importante que as pessoas entendam que falar do assunto não instiga os jovens a fazerem algo, mas aumenta a probabilidade de, ao decidirem fazer alguma coisa, que façam com segurança, pois tiveram acesso a informações corretas,” salienta Jeniffer.

As palestras estiveram dentro de um projeto chamado “Respeito a Si Próprio e do Outro” idealizado pelas professoras Fabiana C. Stein Carboni, Janete Rocha e Cristiane Scheeren.

 

AI

Compartilhe:

Comentários

  • Jeniffer Harth
    3 junho, 2015

    Aproveito o espaço para agradecer à direção da escola pelo convite. É muito bacana que a escola se proponha a buscar por alternativas de atividades com os jovens, ainda mais nessa fase da adolescência, onde muito se critica e pouco se consegue oferecer que vá ao encontro do interesse dos jovens e que proponha espaço de acolhimento também. Venho falando desse assunto com os jovens no município em vários momentos e percebo o quanto os adolescentes são ávidos por informações. Como profissional, não há dúvidas do quanto podemos fazer a diferença quanto disponibilizamos momentos como esse.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também