Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Juíza Eleitoral esclarece bom-retirenses sobre o recadastramento biométrico

Juíza falou sobre o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Bom Retiro do Sul. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Juíza falou sobre o processo de recadastramento biométrico dos eleitores de Bom Retiro do Sul. (Foto: Juciara Gregory / Divulgação)

Na tarde de ontem, dia 17, a Juíza Eleitoral Débora Gerhardt de Marque, juntamente com o Promotor Eleitoral André Costa, ambos da 21ª Zona Eleitoral de Estrela, e a funcionária Luciana Lautert estiveram em Bom Retiro do Sul para sanar dúvidas e explicar sobre o procedimento do Recadastramento Biométrico. A audiência ocorreu no Auditório Egon Harry Lipp, no Centro Administrativo, com a presença do vice-prefeito Paulo André Eidelwein.

Porque em Estrela?
Um dos principais questionamentos dos eleitores do município, é quanto ao fato do recadastramento ser feito em Estrela e não em Bom Retiro do Sul. “Já tentamos fazer em outros municípios pequenos, porém, a internet não suporta o nosso sistema, não conseguimos instalar as ilhas, por isso será feito em estrela”, explicou a Juíza.

Pouca Procura
Em uma semana de funcionamento, de 9.715 eleitores, apenas 137 pessoas já realizaram o recadastramento biométrico. “Tirando que alguns já tenham feito a biometria em algum momento, temos uma projeção de 140 pessoas por dia, para que não haja correria nos últimos dias”, destacou o promotor.

Atestado
Também foi questionado sobre as pessoas saírem do emprego para se dirigirem até o Cartório. Segundo a Juíza, todas as empresas devem liberar seus funcionários, sendo que cada um deles, receberá um atestado justificando a falta, com a data do comparecimento e a hora que a pessoa foi liberada pelo Cartório.

Lembrando que esse recadastramento é obrigatório, e já vale para a próxima eleição.

Obrigatoriedade do voto
• A partir dos 18 anos, é obrigatório a votação. Porém, dos 16 aos 18, não é obrigatório fazer o título, mas quem fez é obrigado a votar. Quem porventura estiver doente, acamado, o familiar deve pedir orientações no cartório eleitoral de como proceder. E mesmo, a partir dos 70 anos que o voto é facultativo, é obrigatório o recadastramento.

Local para o recadastramento
• O Cartório Eleitoral de Estrela fica na rua Dr. Tostes, nº 180, Centro de Estrela, próximo ao Fórum.

Data e horários
• O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 11h às 18h, sem fechar ao meio dia. Pessoas que chegarem a partir das 17h30, receberão senhas em número limitado.

Documento necessários
• Comprovante de residência: em nome próprio ou dos pais, com até três meses de atualização, ou se em nome de outro, fazer uma declaração. Ou uma conta/fatura no nome da pessoa, também com no mínimo três meses de atualização. Também é aceita a carteira assinada por empresa do município
• Carteira de Identidade
• CPF
• Título Eleitoral (se possuir)
Data Limite
• O recadastramento biométrico para os eleitores de Bom Retiro do Sul será feito até o dia 2 de dezembro

 

AI

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também