Agentes Comunitárias de Saúde de Bom Retiro do Sul recebem capacitação
- porJuliano Beppler da Silva
- 18 de agosto de 2015
- 9 anos
Na manhã da segunda-feira, dia 17, ocorreu o encerramento do Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul. O curso aconteceu no período de 3 à 17 de agosto, totalizando a carga horária de 40 horas. Foram apresentadas informações gerais sobre a função do profissional, e que irá ajudá-lo no melhor desenvolvimento de suas ações.
Durante o curso as profissionais aprenderam sobre os temas: O trabalho do Agente Comunitário de Saúde; Ética e sigilo profissional; A história da Saúde Pública; O Sistema Único de Saúde – SUS; Saúde do Adulto – da Mulher e do Homem; Saúde do Recém-nascido e da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde Mental – Matriciamento; NAAB; Saúde do Idoso
Saúde Bucal, Vigilância em Saúde (vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental saúde do trabalhador); Ações desenvolvidas pelo CRAS; Noções sobre organização e rotina da Secretaria Municipal de Saúde: farmácia, cadastros, E-SUS, agendamentos de consultas e exames, transportes.
O Secretário da Saúde e Ação Social Carlos Alberto da Silva Santos Jr salienta a importância deste curso, “o agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe. E este curso é de extrema importância, para que as agentes comunitárias desenvolvam suas atividades com qualidade”, saliente o secretário.
O agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde.
Implantação do ESF
Neste primeiro momento foi implantada a equipe do ESF – 1, que irá atender a população residente nos bairros Vila Barragem, Imigrante, São Francisco e Getúlio Vargas. Este público, que representa em torno de 27% do total de munícipes, foi mapeada em cinco micro áreas para melhor atendimento, sendo que haverá um agente comunitário de saúde responsável por cada uma dessas micro áreas. A referência de atendimento em Atenção Básica a essa população será o Posto de Saúde no bairro São Francisco.
A equipe técnica da ESF será composta por um médico clínico geral, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.
O que é ESF?
A Estratégia de Saúde da Família é um programa que se propõe a atuar com a promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e manutenção da saúde da população.
Profissionais participantes
Carlos A. da Silva Santos Júnior– Sec. Saúde e Assistência Social; Ana Paula Delwing– Enfermeira ESF; Marinalda Gisele Garcia– Enfermeira UBS; Abel Simionato– Téc. Enfermagem; Ataíde Gabriele– Téc. Enfermagem; Roseli Rodrigues Cristo– Fiscal Sanitária; Jorge Miguel Garbey Reyna– Médico ESF; Miriam Pletsch – Pediatra; Jeniffer Harth- Psicóloga; Luiza Helena Cézar– Coordenadora de Saúde; Camila Pletsch– Farmacêutica; Neuza L. D. Piccoli– Secretaria da Saúde; Tiele dos Santos- Digitadora; Cassiane Purper– Psicóloga; Camila Oliveira- Assistente Social; Denise Kerber– Coordenadora do CRAS e Karine Ventura de Carvalho– digitadora cadastro único.
AI
Os comentários estão fechados no momento.
Leia também
Mais Lidas
Mais Recentes
Polícia Federal cumpre mandados de busca em Bom Retiro do Sul
- 9 de outubro de 2024
- 19 horas
Confira os nove vereadores eleitos em Bom Retiro do Sul
- 7 de outubro de 2024
- 3 dias
Ainda não há comentários