Giro do Vale

Giro do Vale

segunda-feira, 20 de maio de 2024

RS terá sol entre nuvens com chance de chuva isolada neste domingo

O sol aparecerá com nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul neste domingo. Pontos do Centro, Sul e Leste do Estado, entretanto, devem ter períodos com maior nebulosidade, não se descartando chuva isolada, apesar do sol surgir em alguns momentos. Onde são esperadas mais nuvens e maior probabilidade de chuva é no Extremo Sul, na região do Chuí.

Correntes de vento de Norte reforçam a massa de ar quente no Oeste, Centro e o Norte do Estado, onde o domingo tem temperatura alta com calor em várias cidades da Metade Norte. No Sul deve aquecer menos.

As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e os 13°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 15°C e 29°C.

Maior nebulosidade e instabilidade devem frustrar aquecimento maior no Estado até quarta-feira, mas a massa de ar seco e quente volta a se reforçar sobre o Rio Grande do Sul na segunda metade da semana. A sequência de jornadas quentes de inverno teve início na última semana, consequência de um padrão de bloqueio atmosférico em que o tempo aqui no território gaúcho é influenciado pela grande massa de ar seco e quente do Brasil com o represamento das massas de ar polar no Sul do continente.

Seria uma ignorância histórica decretar o fim do inverno no começo de agosto. Serão poucos dias de frio intenso no restante da estação, mas devem ocorrer. Em 1965, o Rio Grande do Sul tinha um inverno ameno e na segunda quinzena de agosto houve nevada histórica na Metade Norte. Em 2012, agosto foi tão absurdamente quente que descrevemos o mês como bizarro.

Em 26 de setembro de 2012, já na primavera, nevou no Sul do Brasil. Pode até não nevar, mas os exemplos mostram que não se pode descartar a volta do frio neste inverno de 2015.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também