Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Escolas Estaduais de Bom Retiro do Sul voltam às aulas nesta sexta-feira

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

Foto: Lucas Santos / Giro do Vale

O anúncio do parcelamento de salários feito na manhã da última segunda-feira, dia 31, pelo Governo do Estado gerou uma série de paralisações em escolas de municípios gaúchos. Em Bom Retiro do Sul não foi diferente, alguns colégios da rede estadual de ensino do município paralisaram por completo o atendimento desde a última terça-feira, mas retornam o atendimento nesta sexta-feira.

Colégio Estadual Jacob Arnt (CEJA)

O Colégio Estadual Jacob Arnt paralisou o atendimento aos alunos nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, nestes dias somente alunos do 1º ao 5º eram atendidos na instituição, segundo a diretora Martinha Maria Dullius, não há previsão para novas paralisações por parte dos professores, e um calendário está sendo montado para realizar a recuperação das aulas dos alunos que ficaram sem aula.

A diretora do educandário ainda ressalta que “esta situação está gerando insegurança e instabilidade emocional, pois todos os professores são comprometidos com uma educação de qualidade, porém, essa crise financeira, e, principalmente o não pagamento em dia do funcionalismo público que menos recebe causa estresse e muitos constrangimentos, e pode gerar também, prejuízo no comércio local”.

Escola Estadual de Brasília

A Escola Estadual de Brasília paralisou por completo as atividades desde a última terça, mas retornam ao normal nesta sexta. Até o fechamento da matéria, ninguém da direção esteve na escola para informar se há previsão para novas paralisações por parte dos professores.

Escola Estadual Otávio Augusto de Faria

A Escola Estadual Otávio Augusto de Faria foi outra escola que paralisou todas as atividades, desde terça-feira, alunos não vão à escola, mas voltam às salas de aula nesta sexta-feira. Segundo a direção do educandário, novas paralisações não estão previstas, mas o fato de parar ou não fica a critério de cada professor, a escola não opina na decisão.

Um calendário para recuperação das aulas está sendo montado e logo após será encaminhado ao Círculo de Pais e Mestres (CPM) e coordenadoria escolar.

Escola Estadual de Pinhal

A Escola Estadual de Pinhal teve paralisação parcial. Os professores que optaram paralisar tiveram o apoio dos demais.

Porém como muitos pais trabalham durante o dia, e os  filhos permanecem na escola que conta com o turno integral do Mais Educação, houve atendimento normal. A escola fica na localidade de Pinhal, interior do município.

Desfile Cívico

Todas as escolas da rede estadual de educação confirmaram a participação no tradicional Desfile da Pátria. A programação em homenagem ao 7 de Setembro, ocorre a partir das 8h30 do próximo domingo, dia 6, na Rua Jorge Fett, e contará com a participação de 20 escolas, e entidades.

Segundo a Secretaria de Educação de Bom Retiro do Sul, em caso de mau-tempo o desfile será transferido para a segunda-feira no mesmo dia e horário.

Professores da rede estadual de educação estão organizando, para após o encerramento do desfile, uma manifestação, visando chamar a atenção da comunidade sobre o que os servidores vêm passando.

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também