Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 7 de maio de 2024

Projeto faz da música, um instrumento de inclusão para jovens bom-retirenses

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Bom Retiro do Sul está com um projeto muito bacana em andamento. Jovens de 8 a 17 anos participam da iniciativa que trabalha o canto coral, e proporciona o contato com vários instrumentos musicais. Sob comando do músico Glauco Vinícius Braga Rodrigues, o grupo também divide experiências e utiliza esta arte como estratégia de aproximação, orientação e resgate da autoestima.

O Projeto Cato Coral teve origem dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes. Segundo a assistente social Ana Paula Schwertner que é a técnica responsável pelo projeto, a prioridade inicial foi dada para jovens inclusos e programas sociais, e encaminhados pelo Conselho Tutelar através de medida protetiva, ou pela rede sócio assistencial.

Atualmente nove jovens estão participando das atividades que acontecem uma vez por semana, sempre às segundas-feiras pela manhã, durante duas horas. Como o grupo prioritário não preencheu o número de vagas que a iniciativa contempla, estão abertas as adesões de outros jovens da cidade que queiram participar. Existem ainda 15 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas no CRAS.

O professor Glauco destacou que não é apenas a musicalidade que conta nesses encontros, mas sim a integração, a troca de vivências, e reflexões feitas em grupo. “Até mesmo as músicas escolhidas fazem com que possamos refletir sobre o que diz nas letras. A música nos possibilita trabalhar isso com esses jovens e devemos utilizar essa arte como forma de inclusão e reflexão na nossa sociedade”.

Quais os objetivos do projeto?

  • Trabalhar as habilidades com instrumentos musicais
  • Atuar no combate ao uso de drogas, violência e marginalidade
  • Proporcionar momentos de integração
  • Diminuir a evasão escolar
  • Fortalecer vínculos familiares e comunitário
  • Ocupar o tempo ocioso
  • Utilizar a música como estratégia para aproximação, orientação e resgate da autoestima

 

Giro do Vale

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também