Giro do Vale

Giro do Vale

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul realiza trabalho preventivo contra o mosquito da dengue

A dengue tem sido uma grande preocupação de todos os órgãos competentes, e no município de Bom Retiro Sul não é diferente. Através da Secretaria Municipal de Saúde, várias atividades têm sido realizadas com o objetivo de erradicar possíveis focos da doença, devido à preocupação com o aumento de casos registrados no Estado, o que exige um trabalho constante de monitoramento e também de conscientização da população.

No primeiro trimestre de 2015, 123 casos foram confirmados no Estado, contra 53 em 2014, no mesmo período. Foram identificados focos do mosquito da dengue em 40 municípios e os casos confirmados aconteceram em 25 cidades. Houve um aumento significativo de casos confirmados no RS, o que ressalta ainda mais a necessidade do cuidado, de forma a evitar que a doença chegue em nosso município.

Em Bom Retiro do Sul, o trabalho de prevenção da dengue envolve o monitoramento periódico de pontos estratégicos, como borracharias, cemitérios, empresas, entre outros, além de visitação nas residências. Noeli Silva de Oliveira, Agente de Endemias do município, ressalta que “é importante lembrar que o Programa de Prevenção da Dengue prevê a visitação de 30% das residências do município, então, para que haja a cobertura completa do trabalho de prevenção, é preciso também contar com a colaboração da população”.

Cada munícipe deve fazer a sua parte nessa campanha, com cuidados simples, como:

> Manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

> Remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de passar pelas calhas;

> Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje;

> Lavar, semanalmente, com sabão e escova, os tanques utilizados para armazenar água;

> Manter bem tampados tonéis e barris de água;

> Encher os pratinhos dos vasos de planta com areia até a borda;

> Se tiver vasos de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso principalmente por dentro, com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana;

> Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;

> Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana da cidade ou guardar sem água em local coberto e abrigado da chuva;

> Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios.

A prevenção da dengue é um trabalho colaborativo de todos. Um dos pontos de maior possibilidade de foco do mosquito da dengue são os cemitérios e o Feriado de Finados é uma data em que há uma maior ornamentação dos mesmos, assim, a Secretaria Municipal de Saúde solicita a colaboração da comunidade nos cuidados relativos ao acúmulo de água parada, por exemplo, nos vasos de flores.

 

AI

Compartilhe:

Comentários

  • ederson
    29 outubro, 2015

    façam um trabalho de dedetizacao nas ruas e bueiros da cidade com uma empresa totalmente legalizada e especializada, a administração também que fazer a parte dela.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também