Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 18 de maio de 2024

Pescadores são flagrados desrespeitando o período da piracema

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Pesca não pode ser praticada a menos de 1,5 quilômetros a montante e a jusante da barragem. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

Desde o dia 1º de novembro está em vigor o período de defeso para desova de peixes, mais conhecido como piracema que se estende até o dia 31 de janeiro. Até o término desse recesso está proibida a pesca na bacia hidrográfica Taquari-Antas com redes e outros equipamentos. Nesta semana a reportagem do Giro do Vale flagrou pescadores que não cumprem o que determina a Lei.

Durante este período o pescador profissional artesanal e o amador, embarcado ou desembarcado, só poderá pescar com anzol simples, através de linha de mão, caniço simples ou com molinete/carretilha e vara com linha. O limite de captura e transporte do pescado fica estabelecido de até 5 Kg por pescador profissional ou amador.

Para locais que possuem reservatórios de usinas hidrelétricas, cachoeiras, corredeiras, e barragem, como é o caso de Bom Retiro do Sul, a pesca só é permitida a uma distância de 1,5 quilômetros a montante e a jusante (antes e depois da represa).

Na tarde da  quarta-feira, dia 4, a reportagem do Giro do Vale flagrou pelo menos cinco embarcações desrespeitando a distância limite, e além disso em um dos casos a pesca estava sendo realizada com garatéias – método utilizado por alguns pescadores para fisgarem peixes maiores. A foto mostra o momento em que dois pescadores embarcados tiravam uma carpa de grande porte da água, após terem fisgado o peixe pela região lombar.

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Pescadores capturaram uma grande carpa utilizando material proibido para a pesca. (Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale)

A fiscalização do cumprimento da lei da Piracema na região será feita pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), com sede em Estrela.

Sobre a piracema

No período da piracema os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a desova e a reprodução. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta a produção de hormônios e causa a queima de gordura.

 

Giro do Vale
contato@girodovale.com.br

Compartilhe:

Comentários

  • pedro
    6 novembro, 2015

    vao aruma oq faser

  • Adel Heidern
    7 novembro, 2015

    ”Não cumprimento da Lei”, por parte de quem? As provas estão aí, é só retirar o efeito de embassar do rosto dos ”pescadores”… né?

  • Adel Heidern
    7 novembro, 2015

    Manda as fotos originais pra Patram, ué…

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também