Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 18 de maio de 2024

Soldado bom-retirense embarca para o Haiti em missão de paz

Anderson Rafael Chiquelero fará parte do grupo de 850 militares que embarcam para o Haiti. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Anderson Rafael Chiquelero fará parte do grupo de 850 militares que embarcam para o Haiti. (Foto: Juliano Beppler da Silva)

Na próxima semana, 850 soldados do Exército Brasileiro estão embarcando com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti, onde se integram aos demais militares que já estão naquele país participando da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre aqueles que embarcam como voluntários, está o soldado bom-retirense Anderson Rafael Chiquelero (20).

O jovem que até sete anos atrás morava em Santa Catarina e auxiliava o pai na agricultura, veio para Bom Retiro do Sul juntamente com o pai em busca de melhores oportunidades. Tentou a sorte nos gramados de futebol em São Paulo, mas não alcançou seu objetivo. Passada essa fase ele decidiu que queria se alistar e servir ao Exército Brasileiro.

Chiquelero foi então para o quartel em São Gabriel, para onde vai a maioria dos jovens bom-retirenses em idade de prestar o serviço militar. Ele confessa que na metade do período normal em que estava lá pensou em desistir, mas seguiu e depois foi pegando ainda mais gosto pelo militarismo onde atua atualmente como rádio operador. No final daquele ano surgiu a oportunidade dele participar da missão para a qual está indo ao Haiti.

Os soldados Brasileiros estão embarcando para auxiliarem no processo eleitoral que acontecerá no Haiti no próximo mês. Após a escolha presidencial, os soldados devem permanecer em solo haitiano por mais um período para garantir que tudo transcorra normalmente. A princípio, o grupo que embarca no próximo dia 25 de novembro tem contrato de permanência por 6 meses na missão de paz, podendo ser prorrogado por mais um período caso haja necessidade.

Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

Foto: Arquivo pessoal / Divulgação

A escolha

O soldado bom-retirense explica que vai embarcar para o Haiti com o intuito de poder ajudar aquela nação. “Só o fato de poder contribuir para que o país retome o seu rumo, já é algo que motiva a realizar esse trabalho”.

Chiquelero recebeu o convite para ingressar nessa missão, e tão logo aceitou, iniciou o período de curso. Foram cinco meses de preparação física e psicológica até a formatura, onde seus familiares participaram, e puderam conhecer um pouco da realidade que ele viverá no período em que ficará em solo haitiano. No início a família ficou preocupada com a escolha, mas aos poucos foram dando apoio a escolha.

Na terça-feira, dia 24, ele se junta a outros militares em Sapucaia do Sul, onde concentram e no dia seguinte embarcam rumo ao país da América Central.

Sobre o Haiti

A República do Haiti fica na América Central. A ilha é banhada pelo Mar do Caribe e possui uma população de aproximadamente 10,4 milhões de Habitantes. A capital do país é Porto Príncipe.

Segundo apontou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Haití é o país mais pobre da América. A violência política ao longo da história do país, levou a instabilidade no governo. Em fevereiro de 2004, um golpe de Estado forçou a renúncia e o exílio do presidente Jean-Bertrand Aristide. Um governo provisório assumiu o controle com a segurança proporcionada pela Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH). Michel Martelly, o atual presidente, foi eleito nas eleições gerais de 2010. Neste mesmo ano o país foi atingido por um terremoto de grandes proporções, que causou a morte de mais de 200 mil pessoas.

Compartilhe:

Comentários

  • maruca
    22 novembro, 2015

    Para béns querreiro pela oportunidade que teras de fazer algo por ece pais em 1995 apoz um ano de cursso no 19 no bmtz sao leopoldo nao tive ámesma oportunidade mas meu grande amigo sgt amaral esteve e relatou varios fatos que me chocou muito para béns amaral sidadao bonretirence que deus te proteja
    ,.~

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também