Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Integrantes do programa Alfabetização na Idade Certa realizam integração

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No segundo semestre desse ano ocorreu a terceira etapa do Programa Alfabetização na Idade Certa, no qual o município desenvolve momentos de estudos e práticas com seus professores de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental.

Assim, a partir do livro “A sacola dos sonhos” de Maria Dinorah, os alunos das escolas Isabel Luíza Bittencourt e Genny de Souza da Silva, orientados pelas professoras Eliane Girelli, Graziele Fontoura Cardoso, Rosemeri Fröhlich e Clenir Terezinha da Silva desenvolveram várias atividades de reflexão e integração, nos meses de outubro e novembro.

Dentre as atividades houve um grande destaque para a “Cápsula do tempo”, com gravação de vídeo de cada um dos alunos com seus sonhos. Estes ficarão guardados na escola até o momento em que eles concluírem o ensino fundamental, onde serão revistos em uma confraternização.

Outro momento de grande emoção foi a tarde de integração entre os alunos das duas escolas parceiras, com brincadeiras e jogos, troca de lembranças e mensagens. Espaço muito rico para alunos e professores, onde relembraram a importância da solidariedade, do respeito ao outro, da valorização das diferenças e do amor, sentimento essencial para o sucesso em todas as etapas da vida.

Devido ao sucesso do projeto, que envolveu várias famílias e outros membros da comunidade, os alunos de 6 a 10 anos solicitaram que o mesmo continuasse em 2016, inclusive envolvendo outras escolas de Bom Retiro do Sul. Pedido que foi prontamente atendido pelas professoras e equipe diretiva, pois se acredita que está na educação a grande oportunidade de espalhar pelo mundo atitudes de mais amor e respeito ao próximo, principalmente nesta época em que o espírito natalino nos envolve.

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também