Giro do Vale

Giro do Vale

terça-feira, 21 de maio de 2024

Verão começa com muitas nuvens e chuva em vários pontos do RS

Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira que marca o primeiro dia do verão 2015/2016. O sol pode até aparecer em algumas regiões com forte aquecimento, especialmente na Metade Norte, mas chuva é esperada na maior parte do Estado.

Algumas áreas já têm instabilidade de manhã, mas da tarde para a noite se espera chuva mais generalizada. Há risco de chuva localmente forte e temporais, especialmente no Oeste e na Metade Sul do Estado. Em Porto Alegre, o dia tem sol e nuvens com períodos de nublado e não se afasta chuva passageira.

As mínimas rondam os 17°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 33°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 22°C e 33°C.

O verão terá influência do fenômeno El Niño, o que trará repercussão no clima do Rio Grande do Sul na nova estação. Com a perspectiva de a chuva ficar acima da média histórica, cresce um risco que não é típico durante esta época do ano. Enchentes, com cheias de rios, em regra, ocorrem entre o outono e a primavera, mas são poucos comuns no verão. E a estação começa com a Fronteira Oeste enfrentando uma cheia do Rio Uruguai.

Como são esperados volumes por vezes muito altos, principalmente nas Metades Oeste e Sul do Estado, estas regiões têm um risco de cheias de rios superior ao normalmente observado entre dezembro e março. O El Niño traz maior disponibilidade de umidade e, com o ar quente do verão, cresce o risco de episódios extremos de precipitação, às vezes com volumes absurdamente altos em curto período.

Foi em 2010, na última vez que um verão transcorreu sob influência de El Niño, que episódio de chuva extrema provocou enchente e a tragédia da queda da ponte em Agudo, no Centro do Estado. Um verão com mais umidade, que contribui para formar nuvens carregadas, também tem dias mais abafados e com maior frequência de temporais, não raro intensos e com danos, e que costumam ocorrer em horas da tarde e da noite pelo aquecimento.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também