Giro do Vale

Giro do Vale

sexta-feira, 10 de maio de 2024

RS terá predomínio de tempo firme nesta sexta-feira

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas se espera presença de nuvens ainda em diversas regiões. O tempo estará firme na maioria das áreas do Estado, entretanto ainda não se pode afastar chuva passageira e isolada em cidades do Litoral Norte e do Norte do Estado, mais próximas de Santa Catarina.

Nestas localidades mais ao Norte, a instabilidade é mais provável da tarde para a noite. Não será um dia muito quente em quase todo o Estado, exceção do Norte e do Noroeste, e o abafamento será menor do que o registrado durante a semana.

As mínimas rondam os 17°C em São José dos Ausentes e os 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 30°C.

O mapa de água precipitável no mundo ajuda a explicar porque temos sentido o ar tão abafado. A atmosfera está muito úmida em toda região tropical do planeta, como é o normal, mas também aqui em latitudes médias da América do Sul. Isso inclui o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Centro da Argentina.

Juntar ar quente, que é a regra para a época do ano, com umidade resulta em forte percepção de abafamento. Nesta quinta, a zona Norte de Porto Alegre amanheceu com 26ºC de temperatura, mas com a umidade na casa de 90%. Com isso, o índice de calor atingia 31ºC às 6h.

Este começo de verão de ar muito abafado já era esperado em decorrência do El Niño que aumenta o aporte de ar úmido tropical para o Sul. Além do desconforto para as pessoas, este tempo abafado de ar quente e úmido traz outro problema que é motivo de quase alarme na saúde hoje que é o Aedes aegypti.

 

Correio do Povo

Compartilhe:

Ainda não há comentários

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também