Giro do Vale

Giro do Vale

sábado, 27 de abril de 2024

Bombeiro estrelense salva casal de afogamento no Litoral Norte do RS

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Foto: Juliano Beppler da Silva / Giro do Vale

Era pra ser um final de semana de folga como qualquer outro na vida do sargento Angelo Vicente Wendt. Ele que integra o Corpo de Bombeiros de Estrela, estava aproveitando o feriadão de Páscoa com a família quando se deparou com uma situação de afogamento na praia de Arroio Teixeira em Capão da Canoa, Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Wendt está há 27 anos no Corpo de Bombeiros de Estrela, e por 25 anos ele vem atuando como Salva Vidas durante a realização da Operação Golfinho no Estado. Porém, no último domingo, dia 27, ele estava no litoral para aproveitar o tempo com a família. Ele conta que foram para a beira do mar e ele acabou levando junto parte do seu material de resgate (boia e pé de pato).

Estava a família reunida na areia quando um homem que trabalha em um quiosque da praia e conhecia o bombeiro lhe comunicou que um casal estava precisando de ajuda na água. Prontamente o instinto de bombeiro falou mais alto e ele se lançou ao mar para realizar o salvamento.

A orientação técnica é de que nunca seja realizado o salvamento por apenas um salva vidas e também sem uma corda, mas naquele momento não tinha outra opção. “Eles não estavam muito longe, porém o mar estava muito revolto nesse dia. A mulher acabou bebendo bastante água, mas ambos ficaram bem”, destacou o bombeiro.

Repercussão

A repercussão do salvamento está sendo grade. Nas redes sociais foi postado um vídeo que mostra o momento em que Wendt e o casal saem da água. Muitas pessoas aplaudem e agradecem o ato de coragem do estrelense. “Muitas pessoas falam que foi um ato heroico, mas isso é instantâneo, meu trabalho é ajudar pessoas”, afirma. O vídeo já tem mais de 3,6 mil visualizações no Facebook.

Em 2002 o bombeiro recebeu uma medalha por ato de bravura após a realização de um salvamento. O comando do Corpo de Bombeiros de Estrela encaminhou ao 6º Comando Regional dos Bombeiros (CRB) o pedido de abertura de uma sindicância para apurar os fatos, que em caso de confirmação podem render uma promoção ao sargento pelo seu ato de bravura.

Agradecimento

O casal salvo encaminhou um e-mail ao comando da Operação Golfinho do RS agradecendo o ato de bravura que Wendt teve naquele momento. Confira o texto na íntegra:

“Era Páscoa, estávamos em Arroio Teixeira , o dia ficou ensolarado. Temos dois filhos, um de 13 anos e o outro de apenas dois meses resolvemos aproveitar o tempo e fomos para beira da praia nosso filho de dois meses ficou na casa com a minha mãe, estávamos na areia tomando sol e jogando bocha, quando iria voltar para amamentar meu bebê, meu filho mais velho pediu para entrarmos um pouco no mar. Disse a ele para não entrar no fundo pois não tinha mais salva vidas, entramos e logo na segunda onda me deixei levar foi quando o mar me puxou acho que era uma corrente, um buraco, sei lá quando queria pôr os pés no chão não deu mais , meu filho que estava à três metros de mim dizia “volta mãe” mas não consegui mais voltar pedi a ele para chamar meu marido, quando ele tentou ajudar acabou sendo levado junto. Nós lutamos muito as ondas quebravam e nos jogavam para baixo, muitas vezes fiquei sem fôlego, cheguei a ficar tonta, pensei que iria desmaiar, pedi muito a Deus que nos ajuda-se pois nossos filhos precisam de nós, fomos levados bem mais ao fundo, eu sabia boiar mas meu marido não, ele dizia q não aguentava mais foi quando clamei a Deus e gritei “Deus tu és todo poderoso tu governas sobre terra, céu e mar, só tu podes nos ajudar”. Eu acho que foi nesse momento que meu filho encontrou o anjo de Deus, Ângelo Vicente, um bombeiro salva-vidas que prontamente pegou seu equipamento que trouxe junto à beira mar mesmo estando de folga e entrou correndo no mar. Ao longe vimos aquele homem trazendo uma boia laranja, e com ela toda nossa esperança de vida. Ele se aproximou de nós pediu se estávamos bem e conscientes, jogou a boia e disse para segurarmos firme nela, puxou o fôlego e nos puxou de volta com uma enorme força. Não pensei que um salva-vidas tivesse tanta força, a ele devemos nossa vida, e jamais conseguiremos expressar nossa gratidão.”

Redação / Giro do Vale
contato@girodovale.com.br

Compartilhe:

Comentários

  • Joel Moraes Da Silva
    1 abril, 2016

    Parabens Juliano Beppler pela belissima reportagem e obrigado por repercutir positivamente este fato.

Os comentários estão fechados no momento.

Leia também